Quarta-feira, 23 de Setembro de 2020
PeriféricosReviews

Play – Steelseries Rival 3

Um rato que dá para jogar e trabalhar por um bom preço.

Classificação

Funcionalidades9
Experiência de utilização9
Preço/qualidade10

Gostámos

  • Construção
  • Software

A rever

  • Mais para utilizadores ‘claw’

Ponto final

9.3Precisa de um rato que dê para jogar e para usar o Excel nas horas vagas, sem dar cabo do orçamento? O Rival 3 da Steelseries é a melhor solução que encontra por aí.

O mercado do hardware para jogos está cheio de produtos cheios de funcionalidades, botões e outros gimmicks que só servem para chamar a atenção. Até parece que os fabricantes se esqueceram de que também há utilizadores (que jogam) que apenas querem hardware simples, barato e funcional.

É aqui que entra o Rival 3 da Steelseries. Este rato para jogos custa apenas quarenta euros, tem seis botões programáveis certificados para sessenta milhões de cliques e um sistema de iluminação bastante mais discreto que a maioria dos… rivais.

O sensor tem um máximo de 8500 dpi (ou CPI, como a Steelseries lhe chama) que podem alterados em passos de cem. A forma deste rato permite-lhe se utilizado em modo ‘claw’ ou ‘fingertip’, mas claramente foi mais pensado para o primeiro e menos para o segundo tipo de utilizador. Isto, porque ao ser usado em ‘fingertip’, mais de metade da mão fica fora da zona de apoio do rato, o que faz com que esteja numa posição não muito natural.

Com 77 gr, o Steelseries Rival 3 é ideal para todos os que gostam de ratos leves com pouca inércia. Pessoalmente, gosto mais de ratos pesados; aqui, o software permite acertar uma “inércia virtual” para cada jogo, o que limita bastante a falta de peso, mas é um processo de tentativa e erro.

Apesar de ser todo feito em plástico preto, sem qualquer tipo de acabamento especial, a qualidade de construção é excelente – essencialmente, está ao nível do hardware mais caro que a Steelseries vende.

O software Steelseries Engine 3, usado para configurar os vários dispositivos da empresa, é muito simples e claro de usar, já para não dizer que está praticamente todo em português europeu, o que facilita ainda mais a sua utilização. Posso mesmo dizer que já chegou ao ponto de poder ser considerado um dos melhores, senão o melhor software deste tipo, em toda a indústria.


Distribuidor: Fraggerzstuff

Site: fraggerzstuff.pt

Preço: €39,99


Ficha Técnica

Resolução: 100 – 8500 em incrementos de 100 CPI
Tipo de sensor: SteelSeries TrueMove Core, óptico
Iluminação RGB: três zonas controladas individualmente
Botões: 6 (certificados para sessenta milhões de cliques)
Ligação: USB
Peso: 77 gr
Cabo: 1,8 m
Dimensões: 120,60 x 58,30 x 21,50 mm


Selo PCGuia Excelência

PCGuia