Dica do Dia: Coloque as memórias RAM nas ranhuras indicadas

Montar PC - Instalação Memória RAM (1)

Desde que foi introduzida a arquitectura de processadores de 64 bits, que passou a ser possível tirar-se partido de comunicações de múltiplos canais entre o controlador de memória e as próprias memórias. Esta solução designa-se de Dual-Channel, e é por vezes ignorada, não só pelos utilizadores como por fabricantes, podendo esta falha estar a reduzir em 20% o desempenho que o seu computador deveria ter.

Isto significa que sempre que estiver a comprar ou a instalar módulos de memória no seu computador, deverá garantir que os mesmos têm a mesma capacidade e a mesma velocidade, para garantir que ambos funcionam aos pares, tanto com dois como com quatro módulos. A ordem correcta de instalação dos módulos deverá ser nas ranhuras 1 e 3, ou 2 e 4, tendo em conta a distância das mesmas ao processador.

Para comprovar que instalou as memórias nas ranhuras indicadas, poderá utilizar uma aplicação como o CPU-Z (cpuid.org), e comprovar o estado do seu sistema a partir do separador Memory. Situação idêntica acontece nos sistemas de quatro canais (como AMD Ryzen Threadripper), onde deverá instalar quatro módulos idênticos para tirar partido do sistema. Em ambos os casos, deverá consultar o manual da motherboard do seu computador para garantir quais as ranhuras recomendadas pelo fabricante.