Notícias

AMD altera planos, e afinal os novos Ryzen 4000 serão compatíveis com motherboards com chipset X470 e B450

A polémica lançada sobre o fim do suporte dos novos processadores com os chipset da série 400 obrigou a AMD a mudar de planos, mas existe um importante senão...

AMD Ryzen

Depois de, no início do mês de Maio, terem revelado que a próxima geração de processadores Ryzen 4000, equipados com a arquitectura Zen 3, deixariam de ser suportados pelas actuais motherboards equipadas com chipsets da série 300 e 400 (leia aqui), eis que a AMD decide regressar a trás, pelo menos em parte, ao garantir a compatibilidade com as motherboards equipadas com chipsets B450 e X470.

Este processo implicará a actualização da ROM da BIOS da motherboard, mas devido a limitações de espaço desses mesmos chips, isso fará com que seja eliminado o suporte para processadores mais antigos. Ao actualizar a BIOS para esta nova versão, com suporte para processadores Ryzen 4000, deixará de poder regressar a versões de BIOS mais antigas, daí a AMD estar a tomar todas as precauções.

Isto implicará que o utilizador que adquira um novo processador Ryzen 4000 terá que confirmar junto da AMD, através da prova de compra, de que tem em sua posse uma motherboard com chipset da série 400, bem como um processador de anterior geração, para garantir que pode realizar a actualização de BIOS. Porém, a AMD afirma que esta será, literalmente, a última oportunidade destas motherboards, equipada com aquele que é o Socket (AM4) com maior vida útil de mercado.

Estas BIOS só serão distribuídas após o lançamento dos novos processadores Ryzen 4000. Como seria de prever, a AMD continua a recomendar a aquisição de uma motherboard com um chipset de última geração, como o X570 e B550, para poder tirar partido de funcionalidades como a interface PCIe 4.0 que, embora suportada pelos novos processador, não é suportada pelos anteriores chipsets.

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×