TCL lança nova gama de smartphones com características Premium, abaixo dos 500 euros

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 5 min

A TCL iniciou hoje a comercialização, em Portugal, da nova série de smartphones TCL 10, com a particularidade de Portugal ser o primeiro mercado europeu a receber estes equipamentos. Numa fase inicial, a TCL apenas irá comercializar o novo TCL 10 Pro, o seu novo terminal topo de gama, que se apresenta como uma evolução do popular TCL Plex, lançado no ano passado, e o TCL 10L, um modelo significativamente mais acessível, mas que continua a contar com diversas tecnologias aplicadas aos restantes modelos. Mais tarde, no segundo semestre do ano, será lançado o TCL 10 5G, que terá como funcionalidade democratizar o acesso à tecnologia 5G.

Começando pelo modelo mais acessível, o TCL 10L recorre a um design de qualidade, no qual se destaca a incorporação de um sistema de quatro câmaras traseiras e um ecrã frontal FHD+ (2340 por 1080 píxeis) de 6.53 polegadas, com ecrã frontal de 16 MP embutido no ecrã, e potenciado pela tecnologia NXTVISION da TCL, que utilizando um processador de imagem específico, garante uma optimização da imagem reproduzida pelo ecrã, sendo esta devidamente calibrada tendo em conta a iluminação ambiente, ajustando não só o nível de brilho, como contraste e tonalidade.

O sistema consegue ainda converter conteúdos visuais para HDR, aumentando assim o alcance dinâmico das próprias imagens, incluindo as que captar com as câmaras disponíveis. Neste campo, encontrará no TCL 10L um sensor principal de 48 MP f/1.8, um sensor de 8 MP f/2.2 ultra grande-angular, um sensor de 2 MP f/2.4 para fotografias macro e um sensor de 2 MP f/2.4 para medição de profundidade. O resto do sistema conta com processador Qualcomm Snapdragon 665 Octa-Core, 6GB de memória RAM, 64GB de armazenamento (expansível com cartão MicroSD) e uma bateria de 4000 mAh.

De seguida temos o TCL 10 Pro, o modelo de topo, que se destaca por vir equipado com um ecrã AMOLED de 6.47 polegadas, tendo este a particularidade de ser produzido pela própria TCL, e por pertencer ao restrito grupo de smartphones certificados pela própria Netflix, como estando certificado para reproduzir conteúdos da plataforma em formato HDR10. Este ecrã tem a particularidade de ser curvo nas laterais, de integrar um sensor de impressões digitais e uma câmara frontal de 24 MP.

Atrás destaca-se a utilização de quatro sensores de imagem, no qual se destaca o sensor principal de 64 MP f/1.79, que consegue captar imagens de elevado detalhe graças à combinação de informação de quatro píxeis num só. Incluí ainda um sensor de 16 MP f/2.4 para a câmara ultra grande-angular, um sensor macro de 5 MP f/2.2 e um sensor de 2 MP f/1.8, com pixéis de 2,9μm, para a captação de vídeo em baixa luminosidade. Destaque para o processador octa-core Snapdragon 675, 6GB de memória RAM, 128 GB de armazenamento (expansível por MicroSD) e bateria de 4500 mAh.

Por fim temos a grande surpresa, o TCL 10 5G, um smartphone de gama média que permitirá, segundo palavras dos responsáveis da marca, democratizar o acesso à tecnologia 5G. De design similar ao TCL 10L, com o ecrã LCD de 6.53 polegadas, sensor de impressões digitais traseiro e quatro câmaras traseiras, este terminal destaca-se por utilizar um processador mais moderno e eficiente, o Snapdragon 765G, que incluí o fundamental modem Snapdragon X52 para o 5G. Os 6GB de memória RAM, 128 GB de armazenamento e bateria de 4500 mAh são idênticos ao TCL 10 Pro.

Em termos de câmaras, este TCL 5G conta com o sensor frontal de 16 MP, tendo atrás um sensor principal de 64 MP f/1.89, um sensor ultra grande-angular de 8 MP f/2.2, um sensor macro de 5 MP f/2.2 que permite tirar fotografias de grande qualidade a apenas 2 cm de distancia do objecto, e um sensor de 2 MP f/2.4 para medição de profundidade. Embora os restantes terminais já estejam à venda em Portugal, por 499 euros para o TCL 10 Pro e 279 euros para o TCL 10L, o TCL 10 5G só deverá chegar durante o segundo semestre do ano, por 449 euros.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version