Samsung disponibiliza a actualização da One UI 2.1 para os Galaxy S10 e Note 10

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 4 min

Depois de ter sido revelada durante o lançamento da série Galaxy S20 e do Galaxy Z Flip, a nova interface One UI 2.1 da Samsung começou, esta semana, a ser disponibilizada para smartphones topo de gama de gerações anteriores, como a série Galaxy S10 (S10e, S10, S10+) e Note 10 (Note 10, Note 10+, Note 10 Lite) mas, infelizmente, tudo aponta para que a série Galaxy S9 e Note 9 vá ficar de fora desta actualização.

O que trás de novo a One UI 2.1?

Essencialmente melhorias na forma de funcionamento, e algumas funcionalidades novas, que já estavam disponíveis na série Galaxy S20 e Galaxy S Flip. Essencialmente, a interface foi optimizada, para ser visualmente mais apelativa, passando a usar novas animações que, infelizmente, só são devidamente exploradas com um ecrã de 120 Hz, como acontece a série Galaxy S20.

Em termos de funcionalidades, a grande novidade é a introdução do Quick Share, uma ferramenta que permite partilhar ficheiros, de forma fácil, até um máximo de cinco pessoas em redor, utilizando uma ligação Bluetooth para criar uma ligação Wi-Fi directo temporário, para uma partilha rápida de ficheiros, imagens e vídeos. Os destinatários, no entanto, têm que usar um smartphone Samsung compatível com esta funcionalidade, sendo fundamental que a mesma esteja activada nas definições.

O Music Share é outra funcionalidade nova, que permite, através de bluetooth, fornecer a outros utilizadores, o acesso da sua ligação Bluetooth a altifalantes externos que esteja a usar. Outra novidade é a Zona RA, que consegue assim reunir numa só aplicação todas as funcionalidades relacionadas com Realidade Aumentada, como a Câmara Emoji, Medição Rápida, Leitor 3D, entre outros.

E a câmara?

Como seria de esperar, a One UI 2.1 trás importantes novidades em termos da aplicação da câmara, sendo a principal novidade a implementação da função Take Único. Através desta função, será criado um conjunto de fotografias e vídeos, captados por todas as câmaras, permitindo assim criar vários resultados, para que possa escolher a melhor opção para que possa partilhar nas redes sociais.

Foi igualmente introduzida a função Pro Video, que à semelhança da função Pro para a fotografia, permite controlar diversos parâmetros da imagem de forma manual, como a exposição, equilíbrio de brancos, modo de focagem, sensibilidade ISO, tempo de abertura, entre outros. Também passa a ser possível alternar entre as câmaras traseiras e a frontal durante a gravação.

Por fim, falta referir que a câmara frontal passa agora a conseguir gravar a 4K a 60 fotogramas por segundo, e que a câmara traseira passa a poder usar o modo de Movimento Rápido Nocturno (Night Hyperlapse), ideal para criar vídeos de movimento rápido com os rastos de faróis dos carros na estrada. Este modo, infelizmente, não está disponível no Galaxy Note 10 Lite. Também a Galeria foi seriamente melhorada, permitindo agora um agrupamento de imagens tendo em conta a data, localização e outros parâmetros, sendo mais fácil pesquisar fotografias por tema, como animais, ou carros.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version