Philips 326M6V

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

Este monitor de 32 polegadas foi pensado para jogadores, embora não pareça à primeira vista. O Philips 325M6V parece-se mais com um objecto que se encontra em cima da secretária de um executivo: o suporte é fino, com duas peças metálicas arranjadas em forma de ‘V’ que, sendo apelativas visualmente, têm o problema de ocupar algum espaço a mais para lá da parte da frente do painel. O painel em si é LCD e oferece uma resolução máxima de 3840 x 2160 (4K) e tem HDR. A velocidade de actualização máxima é de 60 Hz – digo ‘máxima’, porque este monitor tem ainda a funcionalidade Adaptive Sync, que é compatível com a tecnologia Radeon FreeSync oferecida pelas placas gráficas da AMD.

No que respeita às ligações, há um pouco de tudo: três HDMI 2.0, uma DisplayPort 1.4, cinco USB 3 Type-A (uma é para a entrada do sinal USB e duas especialmente para o carregamento de outros dispositivos) e dois jack de 3,5 mm (um para a ligação de colunas e outro para a ligação ao computador).

Se o utilizador quiser fazer ajustes manuais ao monitor terá de usar o pequeno joystick que está na parte de trás, o que, tal como em inúmeros monitores, não é uma boa solução, porque não está facilmente acessível. Outra coisa que não se percebe muito bem é que este monitor usa um transformador externo para a alimentação eléctrica.

Por fim, o Philips 326M6V inclui também o sistema AmbiGlow da Philips, que não é mais que um sistema de iluminação que muda de cor consoante a cor predominante da imagem que está a passar no ecrã. Supostamente, serve para ajudar na concentração e ser mais suave com os olhos.

A imagem deste monitor é muito brilhante (600 nits), graças à funcionalidade HDR, em imagem com imagens em movimento rápido não se nota qualquer arrastamento. Experimentei o monitor com uma Xbox One X e tanto a imagem dos jogos, como o Netflix e o Amazon Video em 4K HDR, têm uma imagem excelente. Tal como em qualquer outro dispositivo de iluminação em computadores e periféricos, também o AmbiGlow é mais um gimmick do que uma funcionalidade que tenha qualquer funcionalidade prática. O sistema de configuração podia ser um pouco mais user friendly.


Distribuidor: Philips

Site: philips.pt

Preço: €599


Ficha Técnica

Tipo de painel: LCD
Tamanho do painel: 31,5 pol./80 c
Rácio de visualização: 16:9
Resolução: 3840 x 2160 a 60 Hz
Tempo de resposta: 4 ms
Brilho: 400 cd/m² (tipicamente), 600 cd/m² (no máximo) nit
Conectividade: 3 x HDMI 2.0, DisplayPort 1.4, 2 x jack 3,5 mm, 4 x USB 3.0


Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version