Photoshop completa 30 anos e ganha atualizações

Por: PCGuia Lab
Tempo de leitura: 8 min
Imagem de Jim Varga por Pixabay

Criado em 1990 por John e Thomas Knoll, o Photoshop, que já conhecido por sua performance nos desktops, ganhou ainda mais força nos dispositivos móveis, principalmente no iPad, oferecendo uma experiência similar ao desktop e muito satisfatória. Nos 30 anos do software, uma das novidades é que o Photoshop agora ganha a companhia do Illustrator no iPad.

Conforme reclamações de usuários de dispositivos móveis, a gigante Adobe resolveu fazer modificações e actualizações no Psi, a versão para iPad do software. Criado apenas há três meses, os usuários não ficaram contentes com o formato reduzido do programa, e agora são atendidos com ferramentas e recursos similares ao programa no desktop.

Imagem de Alexander Pahn por Pixabay

 

Novas funções do “trintão” Photoshop no PSi

A Adobe vem investindo muito nos dispositivos móveis, por isso o PSi (Photoshop para iPad) traz várias actualizações. A empresa informou também que pretende investir ainda mais em recursos de inteligência artificial em seus softwares, principalmente no Photoshop.

Esse recurso facilita separar facilmente uma imagem de seu fundo, recortar somente um elemento da imagem automaticamente e outras facilidades. A ferramenta de selecção de objectos, como feita no desktop, chega ao Psi com a ajuda da inteligência artificial.

Com uma selecção rectangular, o software automaticamente reconhece as bordas do objecto que deseja seleccionar, e adapta a selecção para seus limites, separando completamente do fundo.

Também no Psi, as actualizações trazem mais controle tipográfico, para adicionais mais propriedades e opções de layers para seus textos, como o desktop. Os controlos de dimensionamento, caixa alta e baixa, tracking e leading de tipografias está presente no iPad trazendo os controles mais avançados que já eram presentes no software para desktop.

Novidades da versão desktop

Imagem de Ralf Kunze por Pixabay

 

Uma das funções que os usuários de MacOS mais gostam chega ao Photoshop: o modo escuro. Os menus do software seguem a configuração de cor do seu sistema.

Uma das novidades é a aplicação de preenchimentos sem precisar sair da área de trabalho do Photoshop, mesmo com múltiplas selecções. Uma janela se abre e todas as opções de preenchimento aparecem na tela, facilitando o trabalho de preenchimento.

Outro recurso que pretende ser melhorado no Photoshop é o desfoque de lentes. O Lens Blur não utiliza mais a CPU como antes, e sim a GPU para melhorar sua performance.

A mudança promete resultados mais coloridos e realista, melhorando a nitidez da foto ao utilizar o recurso de desfoque de qualquer plano. A nova versão também ganha suporte para os usuários de Windows, expandindo para os monitores de alta densidade, além do acessório Surface Dial.

O Photoshop CC 19.1 e o Adobe XD

A nova versão do editor de imagens ganha uma compatibilidade de arquivos formato SVG com o Adobe XD. O XD, software de interfaces da Adobe, também ganha várias novidades.

A maior delas é uma nova leva de integrações com os outros softwares, serviços e ferramentas para garantir um trabalho integrado e rápido. Serviços de nuvem como o Dropbox começam a permitir a pré-visualização de arquivos do Adobe XD, além de outros recursos novos como suporte a perfis de cores HEX, HSB e RGB, exportação em massa e muitos outros.

A nova versão do Adobe Photoshop e do Adobe XD já estão disponíveis para os assinantes do pacote Creative Cloud, a assinatura completa dos serviços da Adobe. A empresa ainda anunciou que foram mais de 1 milhão de usuários novos fazendo download do Photoshop desde Novembro, e a avaliação de desempenho do programa feitas pelos novos usuários é de 5 estrelas para basicamente metade dessas pessoas.

Vantagens que o Adobe Photoshop oferece

De acordo com o portal NewEsc, o Adobe Photoshop é considerado um dos melhores programas de design gráfico, pois, oferece muitas opções de edição de maneira simplificada. No geral, o programa faz:

  • Edição de imagens para folders, campanhas publicitárias e outras apresentações.
  • Tratamento geral das imagens, de forma natural e com qualidade.
  • Efeitos e resultados diferenciados nas imagens.
  • Remoção do plano de fundo de uma imagem, de forma rápida.
  • Organização de fotos e vídeos, bem como arquivos de médias dos dispositivos móveis.
  • Rápida correcção de imagens a alguns cliques, como correcção de manchas, imperfeiçoes e outras, deixando-as uniformes e naturais.
  • Correcção de olhos vermelhos, bem como branqueamento dos dentes e ajustes na tonalidade da pele.
  • Edição de gráficos 3D, para camadas avançadas e muitos outros filtros de efeitos.
  • Análise das imagens para facilitar o ajuste da nitidez e também redução de ruídos.
  • Entre muitas outras vantagens.

Não é à toa que o Adobe Photoshop está entre os mais queridos por profissionais que trabalham com edição de imagens. Além do Photoshop, a Adobe também desenvolveu um editor de imagens em minutos. Ou seja, um editor que chegou para oferecer mais facilidade para quem não é um profissional em design.

Adobe Spark Post facilita a edição de imagens para quem não está preparado para o Photoshop

O aplicativo Adobe Spark Post edita fotos em minutos e faz parte da Creative Cloud, assim como o Photoshop e outros aplicativos de criação incríveis. Conheça!

Além do Photoshop, a Adobe também disponibiliza outro editor de fotos: o Adobe Spark. Este pode ser baixado por aplicativo e oferece recursos que podem ser utilizados, inclusive, por quem não tem conhecimento em design.

Desenvolvido para usuários que não dominam ferramentas mais avançadas e que estão disponíveis no Photoshop, por exemplo, o Adobe Spark é um editor mais acessível.

Por meio do editor de fotos on-line, as imagens podem ficar incríveis, de forma mais rápida. Isso porque o Adobe Spark oferece recursos integrados, permitindo realizar ajustes, filtros, sobreposição de texto e melhorias incríveis nas fotos.

Além disso, o editor é gratuito e dispõe de uma interface agradável e fácil de usar. Entre as opções, é possível formatar fotos usando o redimensionamento de um toque.

Assim, se obtém imagens prontas para publicações nas redes sociais, pósteres, banners, convites, entre outros. Com o Adobe Spark, os usuários podem também: inclinar, redimensionar, dimensionar, girar, aplicar filtros e textos, virar e ajustar o brilho, tons, nitidez e saturação, em poucas etapas.

E para facilitar ainda mais, a Adobe disponibiliza o editor de imagens também para Android e iOS.

Fontes: ISTOÉ Dinheiro e Canal Tech.

Etiquetas:
Exit mobile version