Os melhores jogos online para se conectar com novas pessoas

Sabes que jogar estimula o cérebro e promove o bem-estar. No entanto, a diferença entre jogar online ou de maneira presencial é que a internet proporciona mais interactividade. Por óbvio, o ambiente virtual permite adicionar pessoas que não necessariamente estão no mesmo espaço físico que o teu.

Para além do entretenimento, os jogos online são uma boa alternativa até mesmo para aprender. Nessa seara, os benefícios incluem compreender ou expandir o vocabulário em outro idioma, treinar novas habilidades e estimular o trabalho em equipa, já que em alguns casos só é possível completar uma tarefa ou mudar de etapa com a ajuda dos outros jogadores.

Abaixo, seleccionamos dicas para quem já tem alguma experiência jogando online ou para quem nunca experimentou. Os níveis variam de acordo com as competências que pretendes adquirir ou desenvolver. Confira e encontre a modalidade que esteja mais adequada ao seu propósito:

Scrabble Go

Já ouviste falar no Scrabble Go? Trata-se de um jogo de tabuleiro digital em que deves formular palavras, que são verificadas por um dicionário no idioma escolhido.

Ele está disponível nas seguintes versões: inglês, alemão, italiano, francês, espanhol ou português. A versão em língua portuguesa foi lançada recentemente e é possível encontrá-la para Android e iOS.

Há um tabuleiro em que cada jogador pode utilizar até sete letras para compor as palavras. Na versão em português, a verificação e a correcção de cada uma delas acontece com base no Dicionário Priberam.

Há também um chat, onde é possível interagir e solicitar a ajuda de outros participantes quando não souberes determinada palavra. Você pode jogar com novas pessoas ou convidar os seus amigos.

Poker online

Investir tempo e estar a praticar poker online tem como resultado o desenvolvimento de habilidades como a concentração, a disciplina e a estratégia. Seja para aprender a técnica ou melhorar o teu desempenho nesse desporto, poderás praticar em uma das aplicações online disponíveis.

É possível encontrar várias delas que oferecem experiências similares ao entretenimento e a realidade dos grandes torneios de poker. A praticidade de jogar pelo computador ou no celular com um arcabouço de regras de segurança que seja responsável e transparente tem levado ao crescimento e a preferência pela modalidade online.

Draw Something


Este é um jogo fácil e versátil e pode ser bem divertido. Em português, a tradução seria algo como “Desenhe Alguma Coisa”. Como o próprio nome sugere, um jogador deve fazer um desenho para que os outros tentem adivinhar do que se trata. Vence quem acertar mais rápido.

O Draw Something é um jogo capaz de estimular a criatividade, gerar novas conexões e também muitas risadas. Ele conta mais de 900 palavras em inglês para serem desenhadas livremente de acordo com imaginação de cada jogador.

Minecraft

Se desejas mergulhar em uma dessas aventuras de realidade virtual, Minecraft pode ser uma boa alternativa. Ele está no mercado há mais de 10 anos, sendo um dos jogos mais populares do mundo todo e a quantidade de jogadores cresce a cada dia.

Nele, podes criar um personagem e viver aventuras quase reais. Há muitas possibilidades de interacção com outros participantes. Para passar as etapas, é necessário concluir os desafios propostos pelo jogo. Grosso modo, é como um Lego com histórias.

Deves ficar sempre atento, pois há novidades referentes ao jogo a todo momento. Uma delas é o lançamento da série especial chamada Minecraft Earth, disponível para Android e iOS.

Portal 2

Este é um jogo para quem deseja treinar a lógica e o raciocínio. A ideia propõe a resolução de um enigma que, para ser decifrado, precisa da ajuda de outros jogadores.

Deves então encontrar um participante para formar uma dupla. O intuito é resolver os mistérios rapidamente, de acordo com a sequência mostrada no ecrã pelo game. Para isso, é importante que a tua estratégia esteja alinhada com o outro jogador.

Agora é só escolher o seu jogo preferido. Tu e o novo jogador já começam tendo algo em comum: o objetivo de chegar até o final do jogo e se divertir no caminho