Dynabook Tecra X50-F

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 4 min

Com o Tecra X50-F, voltamos a encontrar um equipamento criado com, praticamente, todas as características que um utilizador profissional deseja ter, como a elevada qualidade de construção, bom desempenho, boa autonomia e as sempre importantes características necessárias para garantir a segurança dos seus dados e a sua privacidade. Começando pelo corpo, novamente com acabamento em azul Onyx, voltamos a encontrar um chassis em magnésio com padrão alveolar, sendo esta a solução encontrada pela Dynabook para garantir um peso particularmente leve para um portátil de 15,6 polegadas (cerca de 1400 gramas), sem comprometer a robustez do equipamento. Ainda assim, estamos a falar num acréscimo de 230 gramas face ao Tecra X40-F testado anteriormente, com o seu ecrã de 14 polegadas, o que torna este X50-F um equipamento menos compacto e menos portátil.

Soluções profissionais
Como é habitual na família Tecra, este X50-F conta com a habitual BIOS exclusiva e protegida, módulo TPM 2.0 para protecção dos seus dados, sensor de impressões digitais e webcam compatíveis com a tecnologia de autenticação Windows Hello, e uma tampa de privacidade para essa mesma webcam.

De resto, estamos perante um ultrabook tradicional, com teclado retroiluminado, touchpad de grandes dimensões que, infelizmente, é um acumulador de dedadas, sendo este complementado por uma trackpoint a meio do teclado (entre as teclas G, H e B), e a possibilidade de usar os dedos para interagir com o ecrã de 15,6 polegadas aqui utilizado.

Este ecrã destaca-se pela boa qualidade de imagem, pelo acabamento anti-reflexo e pelo elevado brilho proporcionado, permitindo utilizá-lo em qualquer lugar, independentemente da luz ambiente. Embora a imagem seja muito boa, o mesmo não pode ser dito do som, sendo este aceitável, mas não mais do que isso.

Configuração equilibrada
Tecnicamente, este Tecra X50-F conta com um processador Intel Core i7-8565U de quatro núcleos com hyper-threading e 1,8 GHz (até 4,6 GHz, em modo Turbo), 16 GB de memória RAM do tipo DDR4 a 2400 MHz e uma unidade SSD NVMe de 1 TB.

A controladora gráfica continua a ser a popular Intel UHD Graphics 620, integrada no processador. Esta configuração garantiu um desempenho adequado, tendo em conta o esperado destes componentes, inclusive a autonomia da bateria, que segundo o teste de autonomia do PCMark 10, garantiu mais de onze horas e meia, um valor bastante aceitável, mas longe das dezassete horas prometidas pela Dynabook.

Infelizmente, o preço desta configuração é algo exagerado, especialmente se tivermos em conta que existe um outro Tecra X50-F com processador Core i5-8265U, 8 GB de memória RAM e SSD de 512 GB, que custa menos 430 euros que esta versão, ou então o Tecra X40-F, ainda mais acessível, que tem a vantagem de ser mais portátil (mais compacto e leve).


Distribuidor: Dynabook

Site: pt.dynabook.com

Preço: €2001


Benchmarks

  • PCMark 10: 3711
  • PCMark 10 Productivity: 6134
  • PCMark 10 Battery Modern Office: 697 minutos
  • 3D Mark Cloudgate: 7544

Ficha Técnica

Processador: Intel Core i5-8565U a 1.8GHz
Memória: 16 GB DDR4
Armazenamento: 1 TB SSD NVMe
Placa Gráfica: Intel UHD Graphics 620
Ecrã: 15,6” táctil (1920 x 1080)
Ligações: 2 x USB-C 3.1, 2 x USB 3.0, HDMI, leitor de cartão MicroSD, jack 3,5 mm
Dimensões: 359 x 250 x 17,6 mm
Peso: 1,471 kg

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version