ImagemReviews

Sony RX100 VII

A Sony conseguiu melhorar o que já era excelente.

Sony RX100VII

Classificação

Qualidade de Imagem9
Experiência10
Preço7.5

Gostámos

  • Precisão do sistema de focagem automática
  • Versatilidade única

A rever

  • Preço

Ponto final

8.8A nova RX100 VII conseguiu melhorar o que já era excelente, oferecendo o poder de processamento de uma Alpha 9 num corpo tão compacto que cabe no bolso do seu casaco. É cara, mas os resultados e as capacidades justificam em pleno o preço pedido.

Com a sétima versão da popular Cyber-shot RX100, a Sony conseguiu melhorar aquela que já era a melhor câmara fotográfica compacta do mercado. Face à sua antecessora, a nova RX100 VII mantém a impressionantemente versátil objectiva ZEISS Vario-Sonnar T*, com um zoom equivalente a 24 – 200 mm, e abertura variável f/2.8 a 4.5. O que mudou afinal?

O sensor CMOS, que embora mantenha as características que o seu antecessor com uma polegada e 20,1 MP de resolução, foi bastante melhorado, não em termos de qualidade de imagem (está ao nível da RX100 VI), mas de velocidade e actuação do sistema de focagem automática.

Ao usar a tecnologia de sensor CMOS empilhado, que integra o módulo de memória DRAM no próprio sensor, a pequena RX100 VII consegue assim resultados ao nível da máquina topo de gama da Sony (na altura do lançamento), a Alpha 9, ao captar até 20 fps.

Este modelo consegue ainda fazer uma captação em sequência única, que permite tirar sete fotografias numa sucessão rápida, com uma velocidade variável de 30, 60 ou 90 fps, permitindo assim fotografar momentos que, de outra forma, seriam praticamente impossíveis de captar.

Mas, mais importante que esta velocidade de captação, é a precisão do sistema de focagem automática, que recorre a um total de 357 pontos de focagem por detecção de fases, e 425 pontos de focagem usando detecção de contraste. Tal como as Sony Alpha 7 III, 7R III, 7R IV, A9 e A9 II, também a RX100 VII consegue usar do mais eficaz sistema de focagem com detecção de olhos (tanto humanos como animais) garantindo que o olho escolhido como ponto de focagem estará sempre correctamente focado.

Isto acontece, tanto na fotografia, como no vídeo, e, caso o olho escolhido deixe de estar visível, o sistema adapta-se para o outro olho ou para a face, para que a imagem esteja sempre focada. Não existe mais nenhum sistema tão rápido e preciso que este no mercado, especialmente neste segmento das máquinas compactas.

Existe ainda um pormenor interessante, especialmente importante para os adeptos do vídeo: a inclusão de uma entrada para um microfone externo, embora continue a não existir uma saída para auscultadores, nem a presença de um filtro ND interno, que é fundamental para situações com uma luz ambiental muito forte.


Distribuidor: Sony

Site: sony.pt

Preço: €1295


Ficha Técnica

Sensor: 20,1 MP (CMOS 1.0”)
Processador de Imagem: BIONZ X
Ecrã: 3 polegadas táctil
Gravação de Vídeo: 4K HDR a 30 fps, FullHD a 120 fps
Objectiva: 24 – 200 mm f/2.8-4.5 (equivalente 35mm)
Dimensões: 101,6 x 58,1 x 42,8 mm
Peso: 302 gr


PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×