ImagemReviews

Sigma fp

Compacta, versátil, capaz de captar imagens e vídeos de elevadíssima qualidade, é assim a nova Sigma fp.

Classificação

Qualidade de Imagem9
Experiência8.5
Preço8

Gostámos

  • Qualidade de imagem
  • Versatilidade única

A rever

  • Merecia um visor electrónico

Ponto final

8.5Compacta, versátil, capaz de captar imagens e vídeos de elevadíssima qualidade, a nova Sigma fp foi uma das mais agradáveis máquinas que testei ainda em 2019. Não é perfeita, mas a sua versatilidade facilmente agradará aos profissionais mais exigentes.

Habitualmente, quando testamos uma nova máquina fotográfica, esta tende a ser uma actualização de modelos já existentes da Sony, Canon, Olympus, Fujifilm e pouco mais. Não referi a Nikon, pois esta teima em ignorar o mercado e os meios portugueses.

Desta vez, temos uma verdadeira novidade, a nova Sigma fp (fortíssimo pianíssimo), que tem a particularidade de ser a máquina com sensor Full-Frame mais pequena e leve do mercado. Recorrendo a um formato rectangular, esta Sigma vai ao encontro de tudo aquilo que habitualmente desejamos numa máquina, tanto para fotografar como para filmar, como um poderoso sensor de 24,6 MP com retroiluminação, um eficaz sistema de focagem automática, compatibilidade com praticamente todos os encaixes do mercado (através de adaptadores), e a capacidade para filmar em 4K até 30 fotogramas por segundo em RAW a 12bits.

As dimensões compactas levaram a que os botões físicos presentes sejam o mínimo possível, sendo todos os parâmetros regulados através dos intuitivos menus do ecrã táctil.

Embora pareça ser basculante, este é fixo, sendo envolvido por saídas do dissipador de calor, algo que à partida poderia assustar em termos de protecção contra salpicos ou poeiras, mas o sistema está totalmente isolado.

E problemas durante a utilização desta máquina? A má ergonomia (compensada pelas dimensões compactas), a obrigatória adaptação (embora rapidamente se habitue ao seu funcionamento), o sistema de focagem automática (de detecção de contraste) ser algo lento e impreciso/indeciso face a sistemas mais modernos da Sony e Canon, e o facto da gravação 4K RAW (CinemaDNG RAW) a 12bits exigir a gravação para uma unidade externa, como um SSD USB 3.0.

Existe ainda outra limitação: a inexistência de um visor (electrónico ou óptico), que seria uma ajuda fundamental em locais com uma iluminação ambiente muito forte. Nos pontos positivos, temos a enorme versatilidade da câmara, seja pela capacidade de se adaptar a todo o tipo de acessórios, como de objectivas (embora a Sigma tenha objectivas fenomenais), bem como pela impressionante qualidade de imagem captada, seja em fotografia como em vídeo. Foi, sem dúvida, uma das máquinas mais impressionantes que testei nos últimos tempos.


Distribuidor: Comercialfoto

Site: comercialfoto.pt

Preço: €1995 (só corpo)


Características Técnicas

Sensor: 24,6 MP (Full-Frame CMOS)
Ecrã: 3.15 polegadas táctil
Gravação de Vídeo: 4K até 30 fps, 1080p até 120 fps
Dimensões: 112,6 x 69,9 x 45,3 mm
Peso: 370g (corpo)

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×