ArmazenamentoReviews

Seagate One Touch SSD

Este disco SSD externo é a última proposta da Seagate para levar os seus dados para onde quer que vá.

Classificação

Medições10
Experiência de Utilização9
Preço/Qualidade9

Gostámos

  • Design
  • Dimensões
  • Peso
  • Rapidez

Ponto final

9.3O Seagate One Touch SSD impressiona pelas dimensões compactas e por ter um conceito que nos parece ser o de um acessório de moda. Além disso, apenas um... pormenor: foi o disco SSD externo mais rápido que passou pela PCGuia, com uma velocidade de leitura e escrita próxima dos 450 MB por segundo.

Quando pensamos em marcas ligadas ao armazenamento, a Seagate é das primeiras que nos vem à cabeça: no meu caso isso acontece por me lembrar dos Barracuda, discos mecânicos para computadores que saíram pela primeira vez em 1991. Lembro-me de os meus primeiros PC terem sempre HDD da Seagate e, por isso, é natural que este nome seja, para mim, quase sinónimo de ‘armazenamento’.

Foi por isso que, quando a marca me propôs o teste a uma das suas mais recentes soluções neste campo, aceitei de imediato. A sugestão foi este One Touch SSD, uma unidade muito compacta que nem chega a ter o mesmo volume de uma caixa de fósforos ou as dimensões de um cartão de crédito. Na verdade, são, provavelmente os 500 GB mais compactos que já tive oportunidade de ver ao vivo – e esta é uma característica que pode, e muito, fazer a diferença para pessoas que têm de andar sempre de um lado para o outro com backups externos ou ficheiros guardados noutro local, por causa dos limites do computador. E, se não quiser estar a ocupar estes 500 GB como fotografias, a Seagate tem duas prendas para si: um ano de armazenamento gratuito no serviço online Create Mylio e mais dois meses na plataforma de cloud Adobe.

Com uma ligação USB 3.0 (nem podia ser de outra forma), este SSD é compatível com macOS e Windows, apresentando um design sóbrio, mas com um apontamento que lhe acaba por dar alguma classe: a parte de cima está forrada com um material têxtil e, de um dos lados, há uma etiqueta também em tecido. Ambos os detalhes dão-lhe aquele ar mais informal e próximo de um acessório de moda, uma tendência que já vimos noutros gadgets, como as colunas de som. Vê-se perfeitamente que a Seagate quer, com este One Touch SSD, descolar-se mais do típico disco externo frio e sem identidade, que agrada mais a um público mais “fanático” por informática.

É um piscar de olho um público que começa também a ver este tipo de periféricos como um acessório de moda, quase como se pudesse vestir e fizesse parte de um dress code, como acontece com uma bracelete mais “fashion” de um smartwatch ou uma capa com uma traseira em tecido ou pele para smartphone.


Distribuidor: Seagate

Site: seagate.com

Preço: €134,99


Velocidades

Velocidade de Escrita: 431,46 MB/s

Velocidade de Leitura: 448,94 MB/s


Ficha Técnica

Armazenamento: 500 TB
Ligações: USB 3.0
Dimensões: 7,5 x 5,55 x 10 mm
Peso: 47 gr


PCGuia

1 comentário

Os comentários estão encerrados.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×