ComponentesReviews

Scythe Fuma 2

Um dissipador de elevado desempenho e surpreendentemente acessível.

Classificação

Funcionalidades9
Experiência de Utilização9
Preço/Qualidade8

Gostámos

  • Qualidade de construção
  • Desempenho elevado
  • Baixo ruído gerado

Ponto final

8.7Com o Fuma 2, a Scythe mostra como é possível criar um dissipador de elevado desempenho e surpreendentemente acessível. O inovador sistema de rotação invertida das ventoinhas garante um funcionamento extremamente silencioso, sem prejudicar o elevado desempenho.

A Scythe é um fabricante japonês de dissipadores de alto desempenho para processadores que conseguiu, no passado, lançar modelos com a melhor relação preço/desempenho do mercado. Recordo-me perfeitamente do impressionante Scythe Ninja ou do Mugen 5 .

Desde então, a Scythe tem estado algo desaparecida, mas isso não significa que tenha desistido – o novo Fuma 2 é um claro exemplo disso. Recorrendo ao clássico desenho de dupla torre de dissipação, este dissipador tem um desenho assimétrico, garantindo assim que não interfere com a instalação de memórias RAM com dissipadores de maior dimensão.

Este dissipador tem um sistema de seis heatpipes em cobre, para uma transferência de calor da base (que por sua vez está polida na perfeição) para as lâminas de dissipação em alumínio, nas torres de 154,5 mm de altura. Esta medida é importante, pois permite que o Scythe Fuma 2 consiga ser instalado em quase todas as caixas ATX, excepto nos modelos mais compactos com fonte de alimentação instalado por cima do processador.

O sistema de encaixe HPMS III (Hyper Precision Mounting System III) permite que o dissipador seja ser instalado em, praticamente, todos os processadores de consumo, com encaixe Intel LGA 775, 1150, 1151, 1155, 1156, 1366, 2011 (v3) e 2066, ou AMD AM2 a AM4, passando pelos modelos FM1, FM2 e FM2+.

Se até aqui, o Scythe Fuma 2 parece ter as mesmas características que qualquer outro de topo do mercado, falta referir a presença de um inovador sistema de duas ventoinhas invertidas: uma Scythe Kaze Flex 120 e uma Kaze Flex Slim 120, que rodam em sentidos inversos, criando assim uma maior pressão estática e um fluxo de ar mais estável. Isto, por sua vez, garante um excelente desempenho, ao nível do excepcional Noctua NH-U12A, embora gerando muito menos ruído e sendo substancialmente mais barato.

Se ainda assim não ficar satisfeito com o desempenho, a Scythe permite a instalação de uma terceira ventoinha, graças aos encaixes adicionais fornecidos. Só é pena a dificuldade em conseguir adquirir o Fuma 2 em Portugal.


Distribuidor: Scythe

Site: scythe-eu.com

Preço: €74,90


Ficha Técnica

Materiais usados: Cobre com acabamento em níquel na base, alumínio nas lâminas
Encaixes: Intel LGA 775 a 2066, AMD AM2 a AM4 e FM1 a FM2+
Dimensões: 154,5 x 137 x 131 mm
Peso: 1 kg
Ventoinha: Kaze Flex 120 PWM + Kaze Flex Slim 120 PWN
Velocidade da Rotação: 300 a 1200 rpm
Fluxo de Ar: 16,6 a 51,17 CFM / 8,28 a 33,86 CMF (modelo Slim)
Nível de ruído: 2,7 a 24,9 dBa


PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×