QNAP HS-453DX

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 5 min

Os discos para ligar em rede, os NAS (Network Attached Storage), não têm de ser caixas pretas e barulhentas, feitas para serem guardadas dentro de um armário, o mais escondidas possível, para ficarem longe da vista e dos ouvidos. O QNAP HS-453 DX foi feito exactamente para estar à vista e o melhor é que também não faz barulho, se optar por usar SSD. Mas já lá vamos.

Este NAS é uma caixa branca que faz lembrar uma box de uma operadora de TV e tem dois espaços para discos rígidos de 3,5 polegadas, ou menos, acessíveis do exterior, embora estejam atrás de uma placa frontal, presa por imanes ao chassis. Na traseira estão as ligações: duas HDMI (2.0 e 1.4), três USB 3.0 (2 USB Type-A e 1 USB Type-C) mais duas USB 2.0 Type-A, uma RJ-45 para rede, que permite uma velocidade de 1 Gbps e uma de 10 Gbps. Também estão presentes três entradas jack de 3,5 mm (duas para microfone e uma para colunas).

Disponível em duas versões
Do lado de dentro está um processador Intel Celeron J4104 com quatro núcleos com 1,5 GHz de velocidade base, que podem chegar aos 2,5 Ghz quando necessário. O processador principal integra também um GPU Intel HD Graphics 600 que permite ao sistema a reprodução de vídeo a 4K a 60 fps. O HS-453DX está disponível em duas versões: uma com 4 GB de RAM e outra com 8. No entanto, se tiver apenas 4 GB, o utilizador pode acrescentar memória, visto que o sistema utiliza módulos SODIMM, iguais aos usados em computadores portáteis. Ainda dentro do NAS encontra dois espaços para a instalação de SSD de formato M.2 que podem ser usados para armazenamento de ficheiros, ou como cache para acelerar os processos de leitura ou escrita nos discos principais.

A descrição ‘Silent NAS’ do HS-453DX é devida ao facto de não existirem quaisquer ventoinhas dento da caixa. Em vez disso, a tampa superior, feita em alumínio, está em contacto directo com o processador e serve de dissipador de calor. Aliás, se o desmontar para instalar os SSD M.2, pode ver que a tampa é mais pesada que o próprio NAS, precisamente por essa razão. Mas só é ‘silent’ se usar SSD, porque se recorrer a discos mecânicos fará algum barulho. Até pode ser mais que ‘algum’, visto haver bastante espaço livre dentro da caixa, o que permite que haja alguma ressonância dentro na unidade, neste caso.

No que respeita ao software, este NAS tem exactamente o mesmo sistema operativo, e praticamente todas as funcionalidades que encontra em qualquer outro NAS da QNAP: desde a possibilidade de definir uma configuração RAID para os discos, até às aplicações, tudo funciona da mesma forma que num NAS tradicional. Existe, no entanto, uma pequena diferença sob a forma de uma aplicação, que permite ao utilizador definir as funções dos botões do comando à distância incluído.

Este HS-453DX vem equipado com dois SSD M.2 e dois SSD SATA de três polegadas da Kingston, todos de 480 GB. Configurámos os dois M.2 para cache em RAID 0 e os dois SATA da Kingston também em RAID 0 para obter o máximo possível de velocidade do sistema.

Assim, usando o nosso teste habitual (cópia e leitura de 4,7 GB de dados), através da ligação de 1 Gbps, conseguimos esgotar a velocidade máxima da rede, que corresponde a cerca de 100 MB por segundo, tanto na leitura, como na escrita.

Já na reprodução de conteúdos, usámos o HS-453DX ligado ao nosso televisor LG 4K para reproduzir vários conteúdos a 1080p e 4K. A qualidade de imagem está ao nível do melhor que se consegue e a resposta do sistema com o comando à distância é muito rápida e fluida.


Distribuidor: QNAP

Site: qnap.com

Preço: €699 (sem discos)


Ficha Técnica

Processador: Intel Celeron J4105 a 1,5 GHz (2,5 GHz Turbo), com Intel HD Graphics 600
Memória: 8 GB SO-DIMM DDR4 (2 x 4 GB)
Baias: 2 x 3,5 polegadas SATA 6Gb/s, 3Gb/s, 2 x slots SATA M.2 2280 de 6 Gb/s
Ligações de rede: 1 RJ45,1 10GBASE-T
Entradas USB: 2 x USB 2.0, 3 x USB 3.0, 1 Type-C, 2 Type-A
Saídas HDMI: HDMI 2.0, HDMI 1.4b)
Dimensões: 404 × 220 x 43,8 mm


Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version