Quarta-feira, 23 de Setembro de 2020
DicasGuia completo

Conheça diversos atalhos úteis do Windows

Use os atalhos do Windows para fazer tudo de forma mais rápida no seu computador.

Windows 10

Se fazer ‘Ctrl-C’ and ‘Ctrl-V’ já lhe sabe a pouco, aprenda a usar o teclado e, em especial, a tecla do Windows para ser mais eficiente a utilizar o computador e os seus programas favoritos, para dar descanso ao rato. Nesta edição, vamos desvendar vários atalhos que facilitam o seu dia-a-dia.

1- Abra rapidamente os programas
Fixar programas na barra de tarefas do Windows 10 é uma forma fácil de aceder aos que usa com mais regularidade. Em vez de usar o rato para os abrir, pode usar o teclado já que, da esquerda para a direita, cada programa na barra corresponde a um número. Carregue na tecla do ‘Windows’ (Win) e na do número do programa para o abrir. No nosso caso, a combinação ‘Windows + 8’, abre o Word. Também pode fazer ‘Win + T’ e depois usar as teclas das setas para escolher qual é o programa que quer abrir.

Atenção que utilizar ‘Win + número’ apenas abre programas e não funcionalidades como a ‘Pesquisa’ ou a ‘Vista de Tarefas’.

2- Truques para gerir janelas
O Windows 10 disponibiliza diversas ferramentas para gerir as janelas como, por exemplo, minimizar e maximizar ao carregar no símbolo de janela no topo direito. Mas sabe que pode fazer isso com o teclado? Basta carregar em ‘Win’ e na ‘seta para baixo’ e depois ‘Win’ e na ‘seta para cima’.

Além disso, pode usar a tecla ‘Windows’ com a ‘seta para esquerda’ e ‘seta para a direita’ para ter acesso a todas as janelas dos programas que tem abertos e, assim, trocar de um para o outro mais facilmente. Se tiver mais que um monitor pode também mover programas de um para outro, sem usar o rato. ‘Win + Shift + seta para a esquerda’ vai mudar o programa para o monitor da esquerda; se suar a ‘seta para a direita’, faz o inverso.

3- Navegar nas janelas
Andar de um lado para outro dentro do conteúdo de uma janela é muito fácil se usar o teclado: aqui, temos três atalhos particularmente úteis. ‘Alt + Seta para esquerda’ ou ‘Seta para a direita’ permite-lhe navegar para frente e para trás em browsers, no Explorador do Windows e em programas como o Spotify.

Provavelmente sabe que, nos browsers, se carregar em ‘Space + Seta para baixo’ faz scroll na página, mas o que provavelmente desconhece é que fizer isso acidentalmente, e quiser regressar ao ponto onde estava, pode. Para isso, basta manter a tecla ‘Shift’ pressionada, e carregar em ‘Space’. Outro dos atalhos que pode utilizar é ‘Ctrl + Shift + T’ para reabrir separadores fechados recentemente.

4 – Controlar o Ambiente de Trabalho
Se quer aceder às configurações do SO da Microsoft que existem nas ‘Definições’ rapidamente, e sem usar o rato, pode usar as teclas ‘Win + I’.

Mas, agora, vamos ensinar-lhe a usar uma funcionalidade subaproveitada do Windows 10: criar ambientes de trabalho virtuais para diferentes tarefas. Esta ferramenta pode ser especialmente útil se usar o mesmo computador para lazer e trabalho. Faça ‘Win + Ctrl + D’ no teclado para criar um novo ambiente de trabalho, mantenha as teclas ‘Win + Ctrl’ pressionadas e use as teclas das setas para navegar entre os diferentes ambientes de trabalho.

5 – Outros atalhos úteis
A tecla ‘Print Screen’ (ou ‘PrtSc’) serve para fazer capturas de ecrã, mas obriga a que tenha de abrir um programa de tratamento de imagem e, em seguida, escolher ‘Colar’ (‘Ctrl+V’). No entanto, se fizer ‘Win + Print Screen’ o Windows vai guardar automaticamente essa imagem em ‘Imagens’ > ’Capturas de ecrã’.

Em alternativa, pode ainda usar a combinação de teclas ‘Alt + Print Screen’ para copiar a captura de ecrã para a ‘Área de transferência’ e depois ‘Win + Shift + S’ para cortar apenas a parte de que necessita. Se usar mais que um monitor ou quiser projectar a imagem num segundo ecrã, pode usar o ‘Win + P’ para ver as diversas opções existentes.

Por último, se o Windows está a dar problemas, pode carregar em ‘Win + F’ para abrir o Hub de Comentários’. Aqui, é possível submeter um ticket à Microsoft com a captura de ecrã do que estava a ver naquele momento e, assim, tentar que a empresa o ajude.

6- Atalhos do Explorador do Windows
Há muitos atalhos que pode usar no ‘Explorador do Windows’ para o ajudar a navegar pelo seu computador. Nessa área, seleccione o disco do seu computador, clique em ‘Num Lock ’ e asterisco para expandir as pastas todas de uma vez ou ‘Num Lock’ e a tecla ‘menos’ do teclado numérico para as esconder. Com o ‘Num Lock’ e a tecla ‘mais’ expanda uma determinada pasta e as subpastas.

Quanto aos ficheiros, seleccione um e faça ‘Alt + P’ para ver o ‘Painel de partilha’, ‘Alt + Enter’ para abrir a janela de propriedades desse ficheiro ou ‘Alt + D’ para escolher o caminho do ficheiro e depois copiá-lo. A combinação ‘Ctrl+Shift+N’ permite-lhe criar uma pasta nova dentro da localização em que se situa no ‘Explorador do Windows’.

PCGuia