Asus ZenBook Duo

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 4 min

Embora não utilize dois ecrãs OLED 4K como o modelo Pro, o ZenBook Duo é um equipamento que tem a particularidade de custar quase metade do modelo de topo. Para se conseguir essa redução de preço, a Asus teve de abdicar dos componentes da versão Pro; aqui, temos um processador Intel Core i7-10510U, o primeiro de décima geração que testámos.

Este processador tem quatro núcleos com Hyperthreading (oito instruções por ciclo) a 1,8 GHz de velocidade (até 4,9 GHz em modo Turbo), mas tem como grande vantagem utilizar um TDP de apenas 25 W, embora este continue a utilizar o processo de fabrico de 14 nm.

Juntamente com o processador, temos 16 GB de memória DDR4 e uma unidade de armazenamento SSD do tipo NVMe com 1 TB, não estando disponível aqui a solução Intel Optane, como acontece com a versão Pro.

Duplo ecrã
Tal como no ZenBook Pro Duo, a estrela deste ZenBook Duo é o inovador ScreenPad, o duplo ecrã, neste caso de 12,6 polegadas, colocado por cima do teclado, ocupando toda a largura do dispositivo.

Este ecrã, táctil, mantém a resolução vertical do ecrã principal, ou seja, 1920 px, embora veja a resolução horizontal reduzida para apenas 512 px. Este ecrã continua a funcionar como uma extensão do ecrã principal, permitindo assim utilizá-lo para expandir aplicações existentes no ecrã principal, como navegação numa página Web, ou usá-lo para colocar até três aplicações adicionais só para esse ecrã, aumentando assim a versatilidade do equipamento.

Não estou com isto a dizer que é a solução perfeita, mas é, indiscutivelmente, a melhor implementação de duplo ecrã num computador portátil, ao contrário de soluções de marcas rivais como o HP Omen X2S. Infelizmente a colocação deste segundo ecrã fez com que o teclado tenha sido “exprimido” para a parte inferior desta superfície, com especial incidência para o touchpad, relegado para o canto inferior direito, habitualmente ocupado pelo teclado numérico. Esta solução é ergonomicamente má, e fará com que rapidamente opte pela utilização de um rato externo, isto porque o ecrã principal não é táctil, ao contrário do ZenBook Pro Duo.

Configuração contida
Já vimos que a configuração deste ZenBook Duo é ligeiramente mais contida que a do ZenBook Pro Duo, mas é na componente gráfica que sentimos maior diferença, visto aqui ser utilizada uma Nvidia GeForce MX250 com 2 GB de memória dedicada, em vez da poderosa GeForce RTX 2060 com 6GB de memória dedicada usada no modelo Pro. Como seria natural, isto acaba por limitar bastante a capacidade de processamento gráfico deste equipamento, especialmente se estava a pensar usar o ZenBook Duo para jogos. Porém, se quiser usar este equipamento para trabalhar (conforme a Asus recomenda), então não terá de se preocupar com o desempenho do sistema, como pode comprovar nos resultados obtidos. Até a bateria de 70 Wh garantiu quase dez horas de autonomia, o que é surpreendente para um equipamento com estas características.


Distribuidor: Asus

Site: asus.com/pt

Preço: €1699


Benchmarks

  • PCMark 10 – 4276
  • PCMark 10 Productivity – 7354
  • PCMark 10 Battery Modern Office – 585 minutos
  • 3D Mark Cloudgate – 14 506

Ficha Técnica

Processador: Intel Core i7-10510U 1,8 GHz
Memória: 16 GB DDR4
Armazenamento: 1 TB SSD NVMe
Placa Gráfica: Nvidia GeForce MX 250 2GB
Ecrã: 14” IPS (1920 x 1080) + 12,6” IPS táctil (1920 x 515)
Ligações: USB 3.1 Gen1, USB 3.1 Gen2, USB-C 3.1 Gen2, HDMI, leitor de cartão MicroSD, jack 3,5 mm
Dimensões: 323 x 223 x 19,9 mm
Peso: 1,57 kg


Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version