Como usar o leitor de ficheiros PDF do Microsoft Edge Chromium

Microsoft Edge - Logo

Para além do novo motor de renderização baseado projecto de código aberto Chromium desenvolvido pela Google, o novo browser Microsoft Edge, lançado recentemente, também inclui um leitor para ficheiros PDF que disponibiliza as ferramentas básicas de que necessita para abrir e trabalhar com ficheiros PDF no Windows 10.

No entanto, como se trata de um browser completamente novo, todas as funcionalidades que estão programadas não estão disponíveis logo na altura do lançamento. A Microsoft irá continuar a acrescentar novas funcionalidades à medida que vai actualizando o Edge no futuro.

Neste guia para o Edge do Windows 10 veremos os passos a dar para usar o novo browser para visualizar e trabalhar com ficheiros PDF.

Como predefinir o Microsoft Edge como leitor de ficheiros PDF no Windows 10

Para predefinir o Edge como o leitor de ficheiros no Windows 10 siga estes passos:

Acede ao menu ‘Iniciar’ e clique no botão da roda dentada para aceder às definições do sistema operativo.

Clique em ‘Aplicações’ e depois em ‘Aplicações predefinidas’, que está na coluna da esquerda.

Edge PDF - Definições

Clique em ‘Definir predefinições por aplicação’.

PDF Edge - Definições 2

Procure e clique em cima de ‘Microsoft Edge’. Procure pelos ficheiros .PDF, clique em cima dessa linha e na janela que surge escolha a opção ‘Microsoft Edge’.

Assim que acabar este pequeno tutorial sempre que necessitar abrir um ficheiro .PDF o programa que será aberto para o ler é o Edge.

Como navegar por um documento PDF com o Microsoft Edge

O Microsoft Edge inclui todas as ferramentas necessárias para navegar e trabalhar com documentos PDF.

Abrir um PDF

Siga os passos seguintes para abrir um ficheiro PDF:

No ‘Explorador de ficheiros’ localize o ficheiro PDF que quer abrir e clique em cima dele com o botão direito do rato e escolha a opção ‘Abrir com’ e depois escolha o Microsoft Edge.

Se seguiu os passos do primeiro tutorial deste artigo basta dar dois cliques em cima do ficheiro PDF para ele ser aberto logo no Edge.

Usar a barra de ferramentas PDF do Edge

Quando abre um documento PDF com o Edge, aparece uma nova barra junto ao topo da janela. Se não estiver visivel, arraste o apontador do rato para junto do limite superior do documento e clique no botão que tem a representação de um pionés para fazê-la aparecer e mentê-la sempre visível.

Edge PDF - Leitura

Do lado esquerdo da barra está o número da página onde se encontra e o número de páginas total que estão no ficheiro. Ao contrário do leitor de PDF da versão original do Edge, nesta versão não aparecem nem o indice de conteúdo nem a opção de busca dentro do documento. Contudo, no campo onde aparece o número da página onde se encontra pode inserir o número de outra página para consguir ir para esse localização rapidamente.

Edge PDF - Número de página

Dica: Se necessitar de encontrar alguma coisa no PDF que está aberto pode usar a combinação de teclas ‘CTRL+F’ para fazer aparecer o motor de busca interno do browser.

PDF Edge - Barra

Na direita da barra de ferramentas estão os botões de ampliação e redução da visualização, um botão de rotação da visualização do documento, que pode dar jeito quando os documentos que têm orientação horizontal são abertos na vertical (ou viceversa) e um botão para reduzir ou ampliar o conteúdo ao tamanho da janela.

Nesta versão do browser existe também o botão ‘Desenhar’ que lhe permite escrever notas ou desenhar em cima do documento PDF usando o rato, uma caneta ou o dedo (se o computador o permitir). Neste momento apenas o pode fazer a uma cor, mas não deixa de ser útil se necessitar de assinar um documento PDF porque evita a instalação de uma aplicação especialmente para o fazer. Este funcionalidade ainda está em desenvolvimento, por isso em futuras versões será possível usar outras cores.

Microsoft Edge PDF - Desenhar

O botão ‘Apagar’ serve para remover o que foi feito através do botão ‘Desenhar’.

Tal como noutros visualizadores de ficheiros PDF, existe um botão de impressão e um botão para gravar uma cópia do documento com todas as alterações que tenha feito.

Como editar um formulário PDF com o Microsoft Edge

Com o Microsoft Edge Chromium também pode preencher formulários em PDF na web ou que estejam guardados no computador e guardá-los para imprimir.

Para editar um documento PDF siga estes passos:

Abra o Microsoft Edge, aceda ao formulário PDF na web, ou abra o ficheiro local.

Preencha o formulário com a informação necessária à mão, ou use os menus se existirem.

Clique no botão de gravação para guardar uma cópia do formulário preenchido.

Como imprimir um ficheiro PDF usando o Microsoft Edge

Se necessitar de imprimir um documento PDF faça o seguinte:

Abra o Microsoft Edge.

Navegue até ao documento PDF que quiser imprimir.

Clique no botão com ícone de impressora para o imprimir.

Microsoft Edge - Imprimir

 

Na janela seguinte pode escolher a impressora a usar e outras características do trabalho de impressão (tamanho do papel, quantidade de cópias, impressão em duplex, etc).

Clique no botão ‘Imprimir’.