Em breve poderá ser possível gravar chamadas com a app de telefone do Android

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

A última versão da aplicação Google Phone, a app que serve para fazer chamadas em smartphones com sistema operativo Android, inclui código que sugere que poderá vir a suportar a gravação de chamadas directamente na aplicação.

Membros do site XDA-Developers foram os responsáveis pela descoberta deste código, que apareceu na última versão da aplicação que foi instalada num smartphone Pixel 4. A nova versão inclui um novo layout, ícone e outros elementos que apontam para uma funcionalidade de gravação de chamadas.

A funcionalidade de gravação de chamadas tem tido uma vida atribulada no Android ao longo dos anos. Esta funcionalidade estava disponível em aplicações de terceiros através de uma API de gravação de chamadas que estava integrada no próprio sistema operativo. No entanto, a API foi removida do sistema com o lançamento do Android 6 Marshmallow. Mais tarde, no Android 9 Pie, a Google removeu todas as outras funcionalidades do sistema que os programadores utilizavam para continuar a oferecer a possibilidade de gravar chamadas telefónicas. Em muitos casos a possibilidade de gravação resumia-se a aplicações de telefone modificadas ou telefones desbloqueados.

Tem vindo a público algumas notícias de que a Google está a preparar o regresso da funcionalidade de gravação de chamadas ao Android, mas as “implicações para a privacidade e segurança” impediu a sua inclusão no Android 10.

De acordo com um programados, neste momento a gravação de chamadas em Android está, aparentemente, disponível através de aplicações de terceiros em alguns países e apenas em alguns dispositivos. Esta situação algo confusa tem provavelmente a ver com o facto de as normas que regem a gravação de chamadas serem muito diferentes de país para país. Em alguns casos é possível gravar uma chamada telefónica sem dar conhecimento ao interlocutor, noutros é necessário que haja consentimento expresso para o poder fazer.

Embora a inclusão deste código possa querer dizer que a Google está a trabalhar em trazer a gravação de chamadas para, pelo menos, os smartphones Pixel e Android One, os membros do XDA-Developers pensam que esta funcionalidade venha a estar limitada apenas a dispositivos Xiaomi. Este código apareceu logo depois da Xiaomi ter anunciado que iria começar a usar a aplicação de telefone da Google em vez da sua própria aplicação que permitia a gravação de chamadas.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version