Pirataria entre os jovens europeus

Por: André Rosa
Tempo de leitura: 2 min

Olá a todos. Trago-vos um pequeno estudo sobre o estado da pirataria digital na Europa e também o perigo da censura aqui mesmo ao lado em Espanha.

A União Europeia lançou um estudo sobre o estado da pirataria de conteúdo digital entre os jovens europeus (entre os 15 e os 24 anos). Chegaram a conclusão de que, no último ano, 51% dos jovens não piratearam qualquer conteúdo digital, e que 80% acedem a conteúdo a partir de fontes “legais”, ou seja, mesmo os que pirateiam conteúdo digital sempre que acham razoável, obtém esse mesmo conteúdo de forma legal.

Isto apenas mostra, mais uma vez, que o problema não está na pirataria por si só, mas sim na qualidade dos conteúdos, e na acessibilidade aos mesmos, porque as pessoas até estão dispostas a pagar, desde que o preço seja razoável e seja cómodo consumirem esse conteúdo digital. Para saberem mais sobre este estudo podem consultar o PDF completo aqui.

Já em Espanha, numa tentativa de barrarem as comunicações dos manifestantes da Catalunha, as autoridades censuraram a Internet na zona: foi tudo a eito, até o GitHub. Nada justifica a censura massiva – estão a abrir-se precedentes muito perigosos pela Europa.

Como nota final, apenas deixar uma pequena homenagem ao José Mário Branco, grande músico e que sempre teve um discurso sobre os direitos de autor de louvar. Deixo aqui a entrevista em que ele falava nisso.

Seguir:
Eu sou empreendedor, programador de apps mobile e de backends php e político. Fundador e Secretário Geral do Partido Pirata Português e Co-Fundador da Simdea.pt. Sou apaixonado pelo que faço, e adoro ajudar as pessoas. Nada é mais gratificante do que fazer parte de uma equipa com interesses semelhantes.
Exit mobile version