ÁudioReviews

Play – SteelSeries Arctis 1 Wireless

Esta gama de headsets para jogos da Steelseries tem mais um membro: os Arctis 1 Wireless. E o que é que distingue este novo headset dos outros membros da família?

Classificação

Funcionalidades9
Experiência de utilização7
Preço/Qualidade9

Gostámos

  • Versatilidade
  • Peso e conforto

A rever

  • Som algo abafado em wireless

Ponto final

8.3Os Steelseries Arctis 1 Wireless são muito versáteis, porque podem ser ligados a uma grande variedade de dispositivos diferentes; além disso, são confortáveis, mesmo em situações em que o utilizador se está a mexer. A qualidade do som não é má, mas podia ser um pouco melhor.

O Arctis 1 foi desenhado com a mobilidade em mente – apesar de terem um aro em aço, são mais leves que os outros modelos da gama e podem ser usados sem fios, através de uma ligação de 2,4 GHz proprietária da Steelseries. Esta funciona através de um dongle USB Type-C de pequenas dimensões, que pode ser ligado a todos os tipos de equipamentos portáteis, desde computadores a telemóveis, passando pela Nintendo Switch. Contudo, também pode ser ligado a computadores de secretária ou consolas, como a PS4 ou XBox.

Além da ligação sem fios, ainda se pode usar um cabo USB tradicional (microUSB para USB Type-A), o que é uma novidade, porque noutros modelos Arctis é utilizada uma entrada especial da Steelseries, que também serve para carregar a bateria dos auscultadores ou um cabo analógico (todos os cabos e adaptadores estão incluídos).

Outra novidade dos Arctis 1 Wireless é que o microfone, em vez de recolher para dentro do auscultador esquerdo, como é habitual, é amovível, o que pode contribuir para o menor peso deste headset.

O conforto é tão bom quanto o dos outros modelos, no entanto como o aro dos Arctis 1 é um pouco mais pequeno, os auscultadores ficam mais justos à cabeça, o que é uma vantagem quando se está a usar em mobilidade, porque não caem com tanta facilidade. O facto de serem um pouco mais apertados, não impede que se consigam usar durante horas fio sem problemas.

O som é bom, mas não é brilhante quando se está a usar em modo wireless. Se passar para o cabo analógico, as coisas melhoram bastante, mas, mesmo assim, não ficam tão boas como noutros modelos da Steelseries. O problema é que o som parece algo abafado em todas as frequências, mesmo quando se aumenta o volume da reprodução.

A configuração é simples: se estiver a usar o dongle wireless ou o cabo USB, basta ligá-los e eles começam a funcionar. Não há nenhuma necessidade de instalação de drivers ou de software, tanto no Windows como nas consolas.

Segundo a Steelseries, a bateria dos Arctis 1 Wireless dura vinte horas – consegui mais ou menos chegar a essa valor com cerca de dezoito horas de funcionamento com uma carga.


Distribuidor: Fraggerzstuff

Contacto: fraggerzstuff.pt

Preço: €119,99


Ficha Técnica

Resposta de frequência: 20 – 20 000 Hz
Impedância: 32 Ohm
Ligações: Wireless 2,4 GHz, jack de 3,5 mm, USB
Autonomia: 20 horas

PCGuia