HP Envy x360 13

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 5 min

O Envy x360 já é uma presença constante aqui na redacção, especialmente sempre que a HP actualiza os componentes. Nesta nova versão de 13,3 polegadas, este computador portátil híbrido tornou-se ainda mais atraente, com o seu acabamento metálico escuro em todo o chassis. Com duas robustas dobradiças, é possível virar o ecrã até 360 graus (daí a designação ‘x360’), transformando um computador com dimensões típicas de um ultrabook num tablet, embora possa ser usado como outros formatos, habitualmente designados de ‘modo de tenda’ e ‘modo de suporte’, este último, com o teclado virado para baixo, ideal para quem tenha um gato em casa que adore sentar-se em cima dele.

Contudo, este modo é desaconselhado porque simplesmente deixará de tirar partido de uma das principais vantagens deste equipamento, o sistema de som Bang & Olufsen, que inclui duas colunas por cima do teclado (que neste modo estariam tapadas) e duas colunas em baixo, viradas para a superfície da mesa, para uma experiência de som mais eficaz.

Piscar o olho a profissionais
Embora tenha sido criado a pensar nos consumidores domésticos, este HP Envy x360 conta com algumas funcionalidades vindas do segmento profissional, como a aplicação de um sensor de impressões digitais compatível com a tecnologia de autenticação Windows Hello, e um ecrã de 13,3 polegadas com tecnologia HP Sure View, que reduz a visibilidade do ecrã, sempre que precisar de manter os conteúdos do seu ecrã privados. Esta solução, porém, implicou a aplicação de uma camada adicional no ecrã, que acabou por degradar a qualidade de imagem em ângulos de visualização menos directos, mesmo com o sistema desligado, o que obrigou à HP a ter de recorrer a um ecrã do tipo IPS, e a um poderoso sistema de retroiluminação, para minimizar o impacto da tecnologia HP Sure View.

Já a webcam de 720p é bastante básica e não é compatível com a tecnologia de reconhecimento de rosto Windows Hello, como acontece com os modelos de 15,6 polegadas. Não me posso esquecer ainda do touchpad de grandes dimensões multi-toque, e o agradável teclado retroiluminado, que peca apenas pela dimensão reduzida das teclas direccionais (cima e baixo).

Hardware por afinar
Com 8 GB de memória RAM DDR4 de 2400 MHz, uma unidade SSD NVMe de 256 GB, é na APU utilizada que encontro as maiores críticas a este HP Envy x360. Embora, no mundo dos processadores desktop, a AMD esteja com soluções muito apetecíveis, nos dispositivos móveis, a AMD ainda de que resolver alguns problemas, em especial nas exigências térmicas destes processadores. Esta é a única razão pela qual consigo justificar que este AMD Ryzen 7 3700U, equipado com uma controladora gráfica Radeon RX Vega 10, tenha acabado por revelar um desempenho inferior ao AMD Ryzen 5 3500U utilizado pelo anteriormente testado IdeaPad C340 da Lenovo, que ainda por cima tem uma controladora gráfica inferior (Radeon RX Vega 8).

Como se isto não bastasse, também o teste de bateria revelou um resultado bastante inferior ao esperado: apenas quatro horas, quando a própria HP anuncia uma autonomia que pode chegar até às onze.


Distribuidor: HP

Site: hp.com/pt

Preço: €999,99


Benchmarks:

  • PCMark 10 : 3143
  • PCMark 10 Productivity : 4260
  • 3D Mark Cloudgate : 10 146
  • PCMark 8 Home Battery : 225 minutos

Ficha Técnica

Processador: AMD Ryzen 7 3700U 2.3GHz
Memória: 8 GB DDR4
Armazenamento: 256 GB SSD NVMe
Placa Gráfica: AMD Radeon RX Vega 10
Ecrã: 13,3” IPS táctil (1920 x 1080)
Ligações: 2 x USB 3.1, USB-C 3.1, leitor de cartão MicroSD, jack 3,5 mm
Dimensões: 307 x 214 x 14,9 mm
Peso: 1,29 kg

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version