ImagemReviews

Fujifilm GFX50R

Volte a apaixonar-se pelo processo de fotografia manual.

Classificação

Qualidade de Imagem10
Experiência7
Preço8

Gostámos

  • Qualidade de imagem soberba
  • Preço

A rever

  • Focagem automática irregular
  • Capacidades de vídeo limitadas

Ponto final

8.3Se procura uma máquina digital capaz de captar imagens excelentes em modo totalmente automático, esta GFX 50R não deve ser tida em conta. Mas, se quiser uma câmara capaz de captar imagens brilhantes, e voltar a apaixonar-se por todo o processo de fotografia manual, esta Fujifilm é perfeita.

Se não fosse o impressionante sensor de formato médio de 51,4 MP e o facto de estarmos perante a máquina de formato médio mais barata do mercado, era difícil recomendar a GFX50R.

Estamos a falar numa câmara de formato rangefinder (como as Olympus Pen), com um sistema de focagem automática algo irregular e lento (apenas com detecção por contraste), sem estabilização de imagem (apenas na objectiva de 250 mm) e com capacidades de vídeo limitadas (apenas 1080p até 30 fotogramas por segundo).

Mas, voltando ao elemento de destaque desta câmara: o sensor de formato médio corresponde a um aumento de área de captação de luz 67% superior a uma câmara Full-Frame (correspondente ao filme de 35 mm), o que, como deve imaginar, permite-lhe captar detalhe onde outras câmaras jamais sonhariam conseguir captar. Junte-se ao sensor o poderoso X-Processor Pro, e poderá esperar excelentes resultados, mesmo em modo JPEG, onde poderá aplicar os filtros simuladores de películas clássicas Fujifilm, como o Velvia, Astia ou o Acros a preto e branco.

Por ter um sensor maior que uma full-frame, a escolha de uma objectiva implica a conversão de 0.8x, ou seja, a objectiva utilizada, uma GF Fujinon 63mm f/2.8 R WR tem, na realidade, uma amplitude focal de 50 mm. A própria utilização de um sensor destas dimensões exige alguma habituação para se obter os resultados desejados, como ignorar o sistema de focagem automática, e saber como configurar correctamente (de forma manual) todos os parâmetros, para obtermos excelentes resultados.

Igualmente frustrante é a gravação de vídeo. Captar 1080p a 30 fps, nos dias que correm, é absurdo, especialmente se tivermos em conta que não temos qualquer tipo de estabilização para nos ajudar. Basicamente, esta GFX 50R fez-nos voltar a apreciar todo o processo de fotografia, tal como acontecia no passado, embora, por vezes, a incerteza dos resultados nos possa deixar desanimados.


Distribuidor: Colorfoto

Site: fujifilm.eu/pt

Preço: €3895 (só corpo)


Ficha Técnica

Sensor: 51,4 MP (CMOS Formato Médio)
Processador de Imagem: X-Processor Pro
Ecrã: 3.2 polegadas táctil basculante
Gravação de Vídeo: 1080p até 30 fps
Dimensões: 160,7 x 96,5 x 66,4 mm
Peso: 690 gr (corpo)

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×