MobilidadeReviews

Asus Zenbook Pro Duo

Este portátil parece um produto que existe para a Asus poder provar que o conseguia construir.

Classificação

Medições7
Construção9
Utilização8
Preço8

Gostámos

  • Qualidade geral
  • Desempenho

A rever

  • Preço

Ponto final

8Este Zenbook Pro Duo está fora daquilo que estamos habituados no que respeita a portáteis. O desempenho geral é muito bom, mas há duas complicações: o segundo ecrã tem uma utilização algo limitada por ainda não existir software que tire partido real dele e o preço (que na versão que testámos chega aos 3699 euros), que o coloca fora do alcance da maioria dos utilizadores.

O Zenbook Pro Duo confirma um padrão que a empresa de Taiwan tem vindo a adoptar nos últimos meses com o lançamento do Mothership (um portátil/desktop para jogos), o Zenfone 6 com uma câmara que roda de trás para a frente ou a série de portáteis ProArt para utilizadores profissionais, que têm características de outro mundo.

Este portátil tem, como o nome indica, dois ecrãs 4K OLED sensíveis ao toque: o principal de 15,6 polegadas (resolução 3840 x 2160) e o secundário de 14 polegadas (3840 x 1100), que está por cima do teclado.

A alimentar o sistema está um processador Intel Core i9-9980HK com oito núcleos físicos que funciona a 2,4 GHz, mas que é capaz de chegar aos 5 GHz, em modo turbo. Além disso, temos 32 GB de memória DDR4 e de um SSD com 1 TB, a que se junta uma GPU Nvidia 2060 com 6 GB de memória RAM GDDR6 dedicada. Existe também uma câmara instalada acima do ecrã principal, que serve de webcam e de apoio para o sistema de autenticação biométrica Windows Hello. As entradas são 1 Thunderbolt, 2 USB 3.1, HDMI e áudio. Tudo isto pesa 2,5 quilos, o que não o torna o portátil mais leve do mundo, muito por causa da quantidade de metal no sistema de refrigeração que serve para manter tudo a funcionar como deve ser, mesmo em cargas de processamento mais elevadas.

Ver a dobrar
O teclado ocupa o espaço que, noutros portáteis, seria ocupado pelo espaço para os pulsos e para o trackpad, por causa do ecrã que o obriga a estar nesta posição. O trackpad também está presente, mas surge instalado do lado direito e pode ser configurado também para servir de teclado numérico. O facto de estar nesta posição fez com que a Asus tivesse de oferecer um descanso amovível para os pulsos.

A estrela deste Zenbook é o segundo ecrã. Trata-se de uma evolução do Screenpad, que foi lançado no modelo do ano passado do Zenbook e que transformava o trackpad num segundo ecrã, que permitia controlar algumas aplicações sem que ocupassem espaço no ecrã principal.
No caso do Pro Duo, o segundo ecrã é uma extensão do principal com uma aplicação que permite colocar alguns atalhos para aplicações para aceder de forma mais rápida. A Asus diz que este ecrã permite dar uma maior fluidez de utilização em aplicações para criação de conteúdos. Experimentámo-lo com o Adobe Photoshop e Adobe Premiere com resultados dispares: no primeiro caso, a coisa funcionou bem, com várias janelas de ferramentas no segundo ecrã e a imagem que estivemos a tratar no principal. Já no segundo, a experiência não correu tão bem, porque tivemos de andar sempre a tirar os olhos do ecrã principal quando estamos, por exemplo, a cortar vídeo, o que impede de fazer um trabalho mais preciso na edição.

A velocidade de processamento está de acordo com a do hardware, sendo este computador muito rápido em praticamente todas as tarefas que lhe pusemos à frente.


Distribuidor: Asus

Site: asus.pt

Preço: €3699


Benchmarks

  • PCMark 10: 5637
  • PCMark 10 Produtividade: 7116
  • 3D Mark Cloudgate: 31 136
  • PCMark 10 Bateria (em minutos): 169

Ficha Técnica

Processador: Intel Core i9-9980HK, 8 núcleos a 2,4 GHz (5 GHz em modo turbo)
Memória RAM: 32 GB 2666 MHz DDR4
Armazenagem: 1 TB PCIe Gen3 x4 Intel Optane Memory H10
Gráficos: Nvidia GeForce RTX 2060 com 6 GB de memória dedicada
Ecrãs: 15,6 polegadas OLED 4K (3840 x 2160) 16:9 + 14 polegadas 4K (3840 x 1100)
Entradas: Thunderbolt 3 USB-C, 2 x USB 3.1 Gen 2 Type-A, Standard HDMI 2.0, jack 3,5 mm
Comunicações sem fios: Intel Wi-Fi 6 (802.11ax), Bluetooth 5.0
Dimensões: 359 x 246 x 24 mm
Peso: 2,5 kg

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×