A nova XBox chama-se ‘Series X’

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

A nova consola XBox da Microsoft, que será lançada por alturas do Natal de 2020, já tem um nome definitivo: Xbox Series X. O novo hardware, cujo primeiro teaser foi mostrado na E3 2019 com o nome ‘Project Scarlett’, abandona o formato tradicional das consolas em favor de um design ao alto, que faz lembrar mais um PC que uma consola.

A nova consola foi apresentada na edição dos Game Awards, que se realizou na passada quinta-feira, pelo responsável pela XBox na Microsoft, Phil Spencer, tem, segundo o site Gamespot, uma largura semelhante à de um comando da XBox One e mais ou menos o equivalente a três comandos de altura. No entanto, a Series X poderá ser utilizada tanto na vertical, como na horizontal.

No vídeo de apresentação, que pode ver acima, foram confirmados alguns rumores que têm vindo a aparecer em alguns sites, como a presença de uma drive para discos ópticos. A XBox Series X tem ainda uma abertura na parte de cima que serve para ventilação do processador e GPU AMD.  Outras características técnicas da XBox Series X incluem um sistema de armazenagem baseado numa drive SSD NVMe e memória RAM GDDR6, que será partilhada por todo o sistema, não estando reservada exclusivamente para o GPU. 

Já o novo comando é essencialmente igual ao da XBox One, mas também traz novidades como um novo circulo à volta da d-pad e um novo botão com um ícone que faz lembrar o ícone de upload do Windows. Phil Spencer confirmou que este novo botão servirá para partilhar conteúdos e que o novo comando será compatível também com a XBox One actual e não apenas com a futura consola. 

Spencer também anunciou que todos os 15 estúdios de desenvolvimento de jogos ligados à Microsoft estão a preparar títulos para o novo hardware, como o Hellblade II: Senua’s Saga da Ninja Theory cujo o trailer pode ver abaixo. 

Phill Spencer também anunciou que na edição 2020 da Electronic Entertainment Expo serão mostrados os títulos que vão estar disponíveis no lançamento da XBox Series X.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version