Microsoft apresenta ‘Project Scarlett’, a próxima geração da XBox

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

A Microsoft revelou ontem, durante a sua conferência na E3 2019, os primeiros detalhes da próxima geração de consolas XBox. Já circulavam rumores pela Internet de que a empresa iria lançar dois novos modelos da consola de jogos XBox em 2020. Uma que seria uma evolução da mais poderosa XBox One X e outra, uma nova versão da XBox One S. Embora não tivesse confirmado, ou desmentido, esses rumores, a Microsoft confirmou que está a desenvolver uma nova geração de XBox que têm o nome de código ‘Project Scarlett’.

A nova consola vai incluir um processador personalizado baseado nas arquitecturas Zen 2 e Radeon RDNA, ambas desenvolvidas pela AMD. Segundo a Microsoft, isto irá permitir que a nova XBox ser quatro vezes mais rápida que a XBox One X. Mas o aumento de velocidade não se vai limitar aos processadores, porque a nova consola irá incluir também memória RAM GDDR6. Normalmente este tipo de memória RAM, mais rápida que a utilizada tradicionalmente para o processamento geral em computadores, é apenas utilizada em placas gráficas devido ao seu preço.

As consolas que resultarem do ‘Project Scarlett’ vão permitir jogar a resoluções até 8K, com framerates até 120 fps, permitirão efeitos Ray Trace e taxas de actualização variáveis. A Microsoft também anunciou que as novas consolas irão ter um sistema de armazenamento de dados baseado em SSD, que também poderá ser utilizado como memória RAM virtual. Segundo a empresa, a utilização deste SSD permitirá velocidades de acesso aos dados 40 vezes mais alta que o sistema empregue actualmente na XBox.

Recentemente a Sony também divulgou detalhes técnicos sobre a Playstation 5, que está em desenvolvimento. A nova consola da Sony terá gráficos 8K, áudio 3D, armazenamento SSD e retrocompatibilidade com os títulos actuais par Playstation 4. O processador, baseado na família Ryzen de terceira geração, também fabricado pela AMD, terá 8 núcleos e inclui um GPU que também é capaz de fazer os cálculos necessários para se reproduzirem gráficos 3D com ray trace em tempo real. Segundo a Sony, a nova Playstation ira suportar gráficos a 4K com uma framerate de 120 fps.

Sem mostrar o aspecto da nova consola, a Microsoft indicou que a consola (ou consolas) baseada no ‘Project Scarlett’ estará à venda no final de 2020 e virá acompanhada pelo novo episódio da série de jogos Halo, chamado Halo Infinite. Espera-se que sejam divulgados mais detalhes na próxima edição da E3, daqui a um ano.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version