A nova XBox chama-se ‘Series X’

XBox Series X

A nova consola XBox da Microsoft, que será lançada por alturas do Natal de 2020, já tem um nome definitivo: Xbox Series X. O novo hardware, cujo primeiro teaser foi mostrado na E3 2019 com o nome ‘Project Scarlett’, abandona o formato tradicional das consolas em favor de um design ao alto, que faz lembrar mais um PC que uma consola.

A nova consola foi apresentada na edição dos Game Awards, que se realizou na passada quinta-feira, pelo responsável pela XBox na Microsoft, Phil Spencer, tem, segundo o site Gamespot, uma largura semelhante à de um comando da XBox One e mais ou menos o equivalente a três comandos de altura. No entanto, a Series X poderá ser utilizada tanto na vertical, como na horizontal.

No vídeo de apresentação, que pode ver acima, foram confirmados alguns rumores que têm vindo a aparecer em alguns sites, como a presença de uma drive para discos ópticos. A XBox Series X tem ainda uma abertura na parte de cima que serve para ventilação do processador e GPU AMD.  Outras características técnicas da XBox Series X incluem um sistema de armazenagem baseado numa drive SSD NVMe e memória RAM GDDR6, que será partilhada por todo o sistema, não estando reservada exclusivamente para o GPU. 

Já o novo comando é essencialmente igual ao da XBox One, mas também traz novidades como um novo circulo à volta da d-pad e um novo botão com um ícone que faz lembrar o ícone de upload do Windows. Phil Spencer confirmou que este novo botão servirá para partilhar conteúdos e que o novo comando será compatível também com a XBox One actual e não apenas com a futura consola. 

Spencer também anunciou que todos os 15 estúdios de desenvolvimento de jogos ligados à Microsoft estão a preparar títulos para o novo hardware, como o Hellblade II: Senua’s Saga da Ninja Theory cujo o trailer pode ver abaixo. 

Phill Spencer também anunciou que na edição 2020 da Electronic Entertainment Expo serão mostrados os títulos que vão estar disponíveis no lançamento da XBox Series X.