MobilidadeReviews

Sony Xperia 1

A análise ao primeiro smartphone com ecrã de formato 21:9 da Sony.

Classificação

Medições7
Experiência de Utilização9.5
Preço7

Gostámos

  • Qualidade de imagem do ecrã
  • Desempenho

A rever

  • Formato pouco prático
  • Câmara inconsistente

Ponto final

7.8Recorrendo ao invulgar (e pouco prático) formato de 21:9, o Xperia 1 tem um dos melhores ecrãs do mercado e um desempenho excepcional. Porém, falha num campo fulcral: os resultados irregulares das suas câmaras, que estão demasiado dependentes da iluminação ambiente.

Com um formato parecido com o do Xperia 10, ou seja complicado de transportar no bolso das calças ou do seu casaco, o novo Xperia 1 destaca-se por usar aquele que é o primeiro ecrã OLED 4K HDR A análise ao primeiro smartphone com ecrã de formato 21:9 da Sony. e 6,5 polegadas) aplicado a um smartphone.

A qualidade de imagem é exemplar, sendo mesmo equiparável à reproduzida pelo Professional Master Monitor, utilizado pelos estúdios de cinema, pecando apenas pelo brilho limitado, que dificulta a visualização de conteúdos em locais com muita luz ambiente.

Em termos sonoros, está ao nível daquilo que a Sony já nos habituou, com dois altifalantes estéreo bem colocados e com o som bem equilibrado, embora continue a não contar com a presença do jack de 3.5 mm para ligação de auscultadores sem fio.

Capaz de um bom desempenho, graças à junção de factores como o rapidíssimo processador Qualcomm Snapdragon 855 com 6 GB de memória RAM e Android 9.0 sem qualquer tipo de personalização, só a autonomia deixou algo a desejar. Contudo, isto não foi por culpa da eficiência revelada pelo processador e ecrã (os componentes mais exigentes de um smartphone), mas sim pela reduzida capacidade da bateria: apenas 3330 mAh.

Deixei o mais complicado para o fim, as câmaras. O Xperia 1 traz um sensor frontal de 8 MP algo limitado, e um sistema composto por três sensores traseiros, ambos com 12 MP cada. Como tem vindo a ser habitual com os restantes fabricantes, também esta configuração de três câmaras traseiras reúne um sensor telephoto (zoom 2 x) e um ultra grande angular (16 mm) ao sensor principal.

Em termos de fotografia, o sensor principal revelou um bom resultado em situações com boa iluminação, mas em situações de fraca luminosidade, os resultados ficam aquém daquilo que encontramos em modelos da Samsung e Huawei. Já no vídeo, os resultados foram melhores, mas só usando a aplicação Cinema Pro é que irá tirar total partido do potencial deste Xperia 1. Esta foi criada em conjunto com a divisão profissional CineAlta da Sony, o que permite assim um controlo manual de todos os parâmetros, bem como a utilização de diversas definições nas cores, como a utilizada pela Venice CS.


Distribuidor: Sony

Site: sony.pt

Preço: €969


Benchmarks

  • Antutu: 358 324
  • 3DMark Ice Storm Unlimited: 65 416
  • PCMark Work 2.0: 8941
  • PCMark Work 2.0 Bateria: 721 minutos

Ficha Técnica

Processador: Qualcomm Snapdragon 855 (1 x 2,84 + 3 x 2,42 GHz + 4 x 1,78 GHz)
Memória: 6 GB
Armazenamento: 128 GB (expansível por MicroSD)
Câmaras: 12 MP f/1.6 + 12 MP f/2.4 telephoto + 12 MP f/2.4 Wide (traseira), 8 MP f/2.0 (frontal)
Ecrã: 6,5” OLED 4K HDR 21:9 (3840 x 1644), 643 ppi
Bateria: 3330 mAh
Dimensões: 167 x 72 x 8,2 mm
Peso: 178 gr

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×