NotíciasSoftware

Adobe mostra funcionalidade que usa inteligência artificial para detectar manipulação de imagens

A Adobe quer inserir cada vez mais funcionalidades que utilizam inteligência artificial nos seus produtos para optimizar os fluxos de trabalho e melhorar a facilidade de utilização.

Adobe

A Adobe apresentou um conjunto de funcionalidades experimentais que podem vir a ser integradas nos seus produtos, incluindo várias que usam inteligência artificial para manipular imagens e áudio.

As novas funcionalidades foram reveladas no evento Adobe Sneaks que fez parte da sua conferência anual Adobe Max. Nesta edição as principais novidades baseiam-se na plataforma de inteligência artificial Sensei da Adobe. Foi neste evento que foi mostrada ao mundo pela primeira vez a aplicação Adobe Fresco e funcionalidades como o preenchimento ‘Sensível ao conteúdo’ (Content Aware), por isso as hipóteses de, no futuro, aparecerem numa aplicação da Creative Cloud são muito altas. 

A edição deste ano foi apresentada por John Mulaney, que também serviu de cobaia para a demonstração das novas funcionalidades. Entre elas está a ‘Go Figure’, que detecta e segue o movimento de uma pessoa, podendo transformá-lo em animações.

About Face

Um dos problemas que existem hoje em dia é a manipulação das imagens, que podem ser utilizadas em campanhas de desinformação em meios de comunicação social e nas redes sociais. A Adobe percebeu este perigo, até porque uma das ferramentas usadas para manipular imagens é o próprio Photoshop. Para tentar separar as imagens editadas das outras, apresentou a ‘About Face’, uma ferramenta que analisa os píxeis de uma imagem e mostra um heat map que revela as zonas da imagem que foram editadas e a probabilidade de a imagem ter sido alterada. Neste momento o foco do desenvolvimento está na manipulação de imagens de caras, daí o nome.

All In

Esta funcionalidade serve para aqueles momentos em que está a tirar uma fotos a um grupo, mas quer entrar também. Com ela, pode tirar duas fotos – uma consigo atrás da câmara e outra em que aparece – e o motor de inteligência artificial mistura as duas para que fique na fotografia do grupo.

Sweet Talk

Uma das tarefas mais chatas em animação é sincronizar os diálogos com o movimento dos lábios das personagens. A Sweet Talk permite a identificação das caras das personagens em fotos e pinturas e sincronizar as expressões faciais e movimentos da boca com o conteúdo de um ficheiro áudio.

Sound Seek

A funcionalidade Sound Seek consegue identificar sons repetitivos durante o discurso (como “ahs” e “ummm”) e removê-los do ficheiro áudio com um único clique.

Awsome Audio

A Awsome Audio é uma funcionalidade para o programa de edição de som Adobe Audition que serve para remover os sons ambientes e fazer com que as gravações amadoras pareçam que foram feitas com equipamento profissional. Também pode eliminar eco, ressonâncias excessivas e limpar áudio com um único clique.

Mais informação no blogue da Adobe.

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×