MobilidadeReviews

LG Q60

A análise ao smartphone de gama média Q60 da LG.

Classificação

Medições6
Experiência de Utilização8
Preço7

Gostámos

  • Qualidade de construção
  • Qualidade das câmaras

A rever

  • Relação preço
  • desempenho

Ponto final

7Elegante, com um interessante conjunto de funcionalidades e câmaras capazes de bons resultados, foi na relação preço/desempenho que o LG Q60 merecia ser melhorado, para ter hipóteses neste segmento de mercado tão concorrido.

Revelado no início do ano, foi durante o mês de Junho que o novo LG Q60 chegou a Portugal. Está na altura de conhecermos este smartphone de gama média que promete democratizar o design e as funções do seu novo topo de gama, o G8S ThinQ.

Visualmente idêntico a este último, atrás será difícil encontrar diferenças entre os modelos, já que ambos partilham o mesmo número e disposição das câmaras, flash LED e sensor de impressões digitais, excepto quanto tocar no mesmo, devido ao acabamento plastificado (mas de óptima qualidade) do Q60, face ao vidro Gorilla Glass 6 no G8S no painel traseiro.

À frente, as diferenças são mais notórias, não só pela dimensão da moldura do ecrã, como pelo tamanho mais reduzido do entalhe no topo, que no caso do Q60 apenas precisa de alojar um sensor de imagem frontal e um altifalante. O ecrã de 6,26 polegadas tem praticamente a mesma dimensão, embora recorra a uma resolução mais limitada (1520 x 720) e menor densidade de pixéis no ecrã, o que acaba por ser notório na reprodução de alguns conteúdos como vídeos no YouTube ou Netflix. Um ecrã desta dimensão merecia uma resolução ligeiramente superior, mesmo que isso implicasse um acréscimo de vinte euros, para um PVP de 299 euros.

Outro detalhe importante é a aplicação de um sistema de três câmaras traseiras, composto por um sensor principal de 16 MP (abertura f/2.0), um secundário grande angular de 5 MP, e um terceiro, de apenas 2 MP, que serve apenas para fazer medição de profundidade, fundamental para o modo de Retrato. Embora a qualidade das imagens captadas seja bastante boa, tanto no sensor principal como no de grande angular, a app é demasiado lenta, o que poderá resultar em erros na focagem ou exposição quando ajustados manualmente, algo que (talvez) possa ser resolvido com uma actualização de software.

Em termos de desempenho geral, o Helio P22 da Mediatek, lançado há mais de um ano, revelou resultados parecidos ao Snapdragon 450 da Qualcomm, um modelo habitualmente associado a dispositivos que são significativamente mais acessíveis que este LG Q60. Contudo, a LG tenta compensar isto ao acrescentar funcionalidades especiais, como a certificação militar MIL-STD-810G na construção do chassis, o modo ECO de leitura para poupar bateria, a aplicação de um botão de atalho para usar o Google Assistant e a possibilidade de transmitir vídeo em tempo real para o YouTube através de um simples botão.


Distribuidor: LG

Site: lg.com/pt

Preço: €279


Benchmarks:

  • 3D Mark Ice Storm Unlimited – 10 646
  • Antutu Benchmark – 72 158
  • PCMark Work 2.0 – 4082
  • PCMark Work 2.0 Battery – 698 minutos

Ficha Técnica

Processador: Mediatek Helio P22 (8x 2.0 GHz Cortex A53)
Memória: 3 GB
Armazenamento: 64 GB
Câmaras: 16 MP f/2.0 + 5 MP f/2.2 + 2 MP f/2.4
Ecrã: 6,26” IPS (1520 x 720), 269 ppi
Bateria: 3500 mAh
Dimensões: 161,3 x 77 x 8,7 mm
Peso: 172 gr

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×