MobilidadeReviews

Lenovo Yoga S940

Com o novo Yoga S940, a Lenovo mantém uma tradição: criar aqueles que são dos mais atraentes ultrabooks do mercado.

Classificação

Medições4.5
Experiência9
Preço8

Gostámos

  • Qualidade de construção
  • Acabamento em torno do ecrã

A rever

  • Autonomia limitada

Ponto final

7.2Dono de um corpo compacto, elegante e com um acabamento surpreendente, especialmente na parte do monitor, este Yoga S940 revelou ser um agradável ultrabook compacto, mas que merecia uma autonomia superior.

O novo Yoga S940 da Lenovo destaca-se por ser um ultrabook tradicional e não um híbrido, ou 2-em-1, como tem vindo a ser habitual na família Yoga. Dono de um corpo totalmente em alumínio, com acabamento «cinzento ferro» (como diz a Lenovo), este modelo conta com um original friso na zona da tampa do monitor, que inclui um ligeiro rebordo onde se encontra uma gravação com a designação do modelo. Abrindo a tampa do monitor, este rebordo serve de local para alojar não só a webcam (720p) como a câmara de infravermelhos, fundamental para a autenticação Windows Hello, dispensando assim o uso de palavra passe ou de sensor de impressões digitais para entrar na sua sessão do Windows.

Verdadeiramente impressionante é a minúscula moldura do ecrã, que só existe graças à aplicação de um acabamento em vidro, com as extremidades curvas, que garante a robustez necessária a toda a estrutura, compensando a falta de suporte pelas molduras quase inexistentes. Este acabamento assemelha-se ao vidro de um smartphone de topo de gama actual, dando a impressão de estarmos perante um ecrã táctil, tal o número de vezes que acabei por tocar no display.

Vertente multimédia
O ecrã de 13,9 polegadas recorre à tecnologia IPS (daí a excelente qualidade de imagem reproduzida e elevados ângulos de visualização), tem ainda HDR e conta com uma resolução UltraHD (3840 x 2400). Junto ao teclado estão dois altifalantes estéreo, com certificação Dolby Atmos. O objectivo é dar um som mais envolvente mas, embora seja particularmente agradável para um equipamento tão compacto, não é propriamente envolvente, conforme a marca diz.

O touchpad é extremamente preciso e confortável de usar, tal como o teclado, com as teclas a apresentarem a dimensão e espaçamento ideal entre si, embora gostaria que as mesmas tivessem um curso ligeiramente mais longo. Falta referir que o corpo é tão compacto que foi impossível a colocação de mais ligações que duas portas USB-C Thunderbolt 3, uma USB-C 3.1 Gen1 e uma ligação jack de 3,5 mm, ocupando esta grande parte do espaço disponível na lateral deste ultrabook.

Bom desempenho
Embora se trate de um ultrabook, a realidade é que a Lenovo conseguiu que este Yoga S940 tivesse um desempenho superior ao que temos encontrado em modelos equivalentes, ficando apenas aquém do esperado no campo da autonomia. No entanto, a Lenovo afirma que esse resultado se deve ao ecrã, podendo este valor duplicar caso opte pelo modelo com FullHD, o que implicará também a escolha de uma configuração com um desempenho mais limitado.

A versão que recebemos para teste inclui um processador Intel Core i7-8565U a 1,8 GHz, 16 GB de memória RAM e uma unidade SSD de 1 TB do tipo NVMe, o suficiente para garantir um bom desempenho geral, embora fosse recomendável a utilização de uma controladora gráfica dedicada, como uma GeForce MX150, para melhor explorar o excelente ecrã utilizado.


Distribuidor: Lenovo

Site: lenovo.com/pt

Preço: €2199


Benchmarks

  • PCMark 10 – 3894
  • PCMark 10 Productivity – 6625
  • 3D Mark Cloudgate – 8192
  • PCMark 8 Home Battery – 279 minutos

Ficha Técnica

Processador: Intel Core i7-8565U a 1,8 GHz
Memória: 16 GB DDR3
Armazenamento: 1 TB SSD NVMe
Placa Gráfica: Intel UHD Graphics 620
Ecrã: 14” IPS 4K (3840 x 2160)
Ligações: 2 x USB-C Thunderbolt 3, USB-C 3.1 Gen1, jack 3,5 mm
Dimensões: 319,3 x 197,4 x 12,2 mm
Peso: 1180 gr

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×