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Kaspersky: Aumentam os ataques de spam e phishing enviados através dos websites das empresas

Os hackers estão sempre à procura de novos métodos para enviar mensagens de spam e phishing sem serem apanhados pelos filtros de conteúdos que já existem.

Os hackers estão sempre à procura de novos métodos para enviar mensagens de spam e phishing sem serem apanhados pelos filtros de conteúdos que já existem. Tentam, por isso, que os emails que enviam venham de uma fonte legítima, com uma boa reputação para evitar que os utilizadores os ignorem.

Isto também acaba por significar um desafio para as empresas, já que este spam ou conteúdo malicioso, aparentemente enviado no seu nome, poderá comprometer a confiança que os clientes nela depositam ou mesmo levar a falhas de segurança no que diz respeito a dados pessoais.

Hoje em dia, quase todas as empresas querem receber comentários por parte dos seus clientes para poderem melhorar a qualidade do serviço que lhes prestam, os níveis de fidelização, bem como a sua reputação. Assim, pedem aos clientes que criem uma conta pessoal, que subscrevam a newsletter ou que comuniquem através de formulários realizados através do website da empresa, por exemplo, para deixar sugestões. Estes são precisamente os mesmos mecanismos dos quais os hackers se aproveitam.

Estes mecanismos requerem que os clientes insiram o seu nome e email para poderem receber uma mensagem de confirmação ou uma resposta às suas perguntas. Segundo os investigadores da Kaspersky, os hackers incorporam conteúdos de spam e hiperligações de phishing a estes emails.

Adicionam simplesmente o email da vítima no formulário de registo ou de subscrição e escrevem a mensagem no lugar do nome. Seguidamente, o próprio website envia uma mensagem modificada de confirmação para o email que foi dado, que vai ter um anúncio ou hiperligação de phishing no início do texto, em vez do nome do destinatário.

Para evitar que as empresas sofram de possíveis perdas de reputação, a Kaspersky aconselha verificar o funcionamento dos formulários de comentários disponíveis no website, introduzir várias regras de verificação que gerem um erro, no caso de se tentar registar um nome com símbolos inapropriados, e realizar uma análise de vulnerabilidades, nos casos em que a mesma é possível.

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