ArmazenamentoReviews

TeamGroup GX2 SATA

A análise ao SSD da TeamGroup.

Classificação

Medições8
Preço10

Gostámos

  • Elevado desempenho
  • Completamente silencioso

A rever

  • Limitado pela interface e controlador

Ponto final

9Continuam a existir poucos componentes capazes de acelerar significativamente um computador como um SSD, e este GX2 da TeamGroup, com este preço, acaba por ser uma compra obrigatória para quem ainda não abandonou os discos rígidos mecânicos.

Há já algum tempo que não recebíamos um SSD de formato tradicional, ou seja, de 2,5 polegadas com encaixe SATA. Esta solução, embora esteja longe de ser a ideal para tirar partido da elevada largura de banda dos chipsets e controladores actuais, acaba por ser a mais universal para quem queira um SSD para substituir um disco rígido mecânico tradicional.

Foi a pensar neste tipo de utilização, como substituir um disco rígido num computador portátil, que a TeamGroup lançou este novo SSD com apenas sete milímetros de espessura e interface SATA 3.0. Por disponibilizar apenas 256 GB de espaço de armazenamento, a TeamGroup utilizou apenas um chip de memória do tipo TLC (Triple Level Cell), simplificando assim o circuito eléctrico, bem como reduzindo os custos ao mínimo possível, razão pela qual pode encontrar este SSD no mercado a preços que variam entre os 31 a 37 euros.

Apesar de utilizar um controlador Phison PS3111, que está limitado à interface SATA 3.0, os resultados obtidos nos testes com o ATTO Disk Benchmark demonstram que todo o potencial do mesmo está a ser utilizado, daí termos registado resultados como 561 MB/s de velocidade de leitura e 525 MB/s para a escrita de dados. Embora seja um SSD de entrada de gama, o fabricante oferece três anos de garantia e uma certificação MTBF (tempo médio sem avarias) de um milhão de horas, e um TBW (total de capacidade de escrita do disco) de 60 TB, o ideal para não se preocupar durante largos anos sobre possíveis falhas com uma utilização quotidiana. Melhor que isto, só mesmo a versão de 512 GB, que custa menos de sessenta euros, e oferece maior durabilidade (120 TBW) e o mesmo desempenho.


Distribuidor: TeamGroup

Site: teamgroupinc.com

Preço: €33,90


Ficha Técnica

Capacidade: 256 GB
Ligações: SATA 3.0
Dimensões: 2,5 polegadas


PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×