NotíciasSegurançaVídeos

Kaspersky apresenta documentário sobre captura do grupo Carbanak (Vídeo)

Este é o primeiro de uma nova série de documentários baseados em cibercriminosos.

A Tomorrow Unlocked, uma revista online de cultura digital criada pela Kaspersky, publicou um novo documentário que conta a história do grupo APT Carbanak, protagonista do roubo de mil milhões de dólares. Este é o primeiro de uma nova série de documentários baseados em cibercriminosos reais intitulada de “hacker: HUNTER”.

Os quatro episódios contam como foram detidos os quatro membros do grupo em Taiwan e Espanha, como parte de uma investigação internacional. O documentário descreve a história do grupo Carbanak, como roubaram o dinheiro e porque foi tão difícil travá-los. O filme reuniu especialistas de diferentes empresas de cibersegurança, bem como reguladores e meios de comunicação.

Carbanak é um grupo de cibercriminosos conhecidos por serem responsáveis por roubos financeiros em grande escala. Este foi o primeiro grupo a aplicar ao crime financeiro comum o tipo de ferramentas, técnicas e processos sofisticados que normalmente são associados a actores de ameaças apoiadas por um Estado. Este grupo aprendeu com esses grupos mais avançados como passar despercebido enquanto reunia uma fortuna.

Com o tempo, Carbanak converteu-se num grupo que executava actividades cibercriminosas com o mesmo propósito: obter lucros ilegalmente. Em 2018, uma activa cooperação internacional levou à prisão de supostos membros do grupo.

“Quando descobrimos Carbanak, ficámos impressionados com a sua sofisticação. A forma como se movimentavam nas redes e como conseguiam extrair dinheiro de uma instituição financeira era algo que nunca tínhamos visto antes. Com este documentário, queremos dar a conhecer o funcionamento interno deste grupo de criminosos e mostrar aos potenciais criminosos que os crimes de cibersegurança não compensam”, disse Jornt van der Wiel, especialista em segurança da Kaspersky.

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×