MacGuia

Instale a beta do iOS 13 e jogue com um comando de PS4

A beta pública do próximo sistema operativo para iPhone já está disponível há algum tempo e, com ela, vem a capacidade de emparelhar um comando de PS4 para jogar. Venha connosco testar esta nova funcionalidade do iOS 13.

Sabia que era possível instalar um sistema operativo da Apple mesmo antes de ficar disponível para o público? É verdade: pode fazê-lo por causa de um programa chamado Public Beta, onde quer o iOS, quer o macOS, podem ser usados por qualquer pessoa, bastando para isso adicionar o iPhone ou o Mac ao mesmo. Mas, tem de ter atenção a uma coisa: como são versões ainda não finais, podem ser instáveis e até não ser compatíveis com as várias apps que tiver, o que pode causar crashes frequentes. O melhor mesmo é, primeiro que tudo, fazer um backup do iPhone (‘Definições’ > ‘Apple ID’ > ‘iPhone’ > ‘Cópia de Segurança’ > ‘Efectuar cópia de segurança agora’) e, só depois seguir este guia.

Passo 1
Depois de ter feito o seu backup, para usar em caso de ter problemas com o iOS 13, entre no site Apple Beta Software Program a partir do Safari do iPhone e faça login com a sua conta. Caso tenha a autenticação de dois factores activada, vai ter de introduzir um código que recebe noutro dispositivo Apple de confiança – o nosso é o iMac. Se não tiver o seu dispositivo de confiança próximo, pode receber este código por SMS. Depois de o usar, entra numa página onde vai poder ver o link ‘Donwload profile’ que está num botão azul.

Passo 2
Este pequeno ficheiro de configuração será aquilo que lhe vai dar acesso à beta do iOS 13, é uma espécie de autorização que confirma que o seu iPhone (apenas compatível com modelos a partir do 6S ou do SE) vai poder receber o sistema operativo ainda não finalizado – sublinhamos isto, mais uma vez.

Toque em ‘Permitir’ na mensagem que aparece no ecrã, que pede permissão para descarregar o perfil; logo de seguida surge a indicação de que o mesmo foi transferido e que pode ser encontrado nas ‘Definições’.

Passo 3
Assim que entrarmos neste menu, vemos logo uma coisa diferente: por baixo da nossa Apple ID (onde está o nosso nome e fotografia) há uma nova opção chamada ‘Perfil descarregado’. toque aqui para entrar numa área onde pode ver que este também é o ficheiro de instalação do novo iPadOS. O perfil aparece como verificado e agora só tem de tocar em ‘Instalar’ para avançar com este processo. Digite o seu PIN, leia o curto texto dos termos e condições da Apple, onde a empresa explica o que é, resumidamente, esta versão Beta e toque mais uma vez em ‘Instalar’. O iPhone vai mostrar-lhe uma mensagem onde o avisa que vai ter de reiniciar para aplicar as alterações, ou seja, instalar o perfil – toque em ‘Reiniciar’.

Passo 4
Assim que o iPhone voltar à “vida”, entre nas ‘Definições’ > ‘Geral’ > ‘Atualização de software’ para confirmar que tudo correu bem e que o iOS 13 Public Beta está já a ser descarregado. Vai ter de esperar cerca de trinta a quarenta minutos até que isto esteja concluído (o tempo pode variar conforme a velocidade da sua ligação à Internet – recomendamos que faça este download numa rede Wi-Fi). Entretanto pode usar o iPhone normalmente; assim que a transferência estiver concluída, aparece disponível a opção ‘Instalar agora’, onde deve tocar para dar carregar o iOS 13.

Passo 5
Cerca de quinze minutos depois, o iPhone vai voltar a ligar-se, agora com o iOS 13. Introduza o seu PIN, o código do SIM e vá avançando pelos ecrãs de configuração que aparecem, como o do Apple Pay e desde logo a activação do modo escuro, uma das funcionalidades mais aguardadas deste sistema operativo – escolha ‘Tons Escuros’ no ecrã ‘Apresentação’. A seguir, basta deslizar o dedo para cima para voltar a usar o iPhone.

Passo 6
Ponha o DualShock 4 e, nas ‘Definições’, entre no separador Bluetooth e active a ligação. Agora, pressione os botões ‘PS’ e ‘Share’ do comando para entrar no processo de emparelhamento – alguns segundos depois, deve aparecer a indicação de que o iOS encontrou o comando no separador ‘Outros dispositivos’. Toque em cima de ‘DUALSHOCK 4 Wireless Controler’ para ligar o comando do iPhone. E já está: agora basta usar um jogo que use controlos virtuais no ecrã, como Fortnite ou qualquer um que obrigue à movimentação de uma personagem, avião ao automóvel por um cenário.

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×