Wiko View3 Pro

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 4 min

Anunciado este ano no Mobile World Congress de Barcelona, só agora é que o Wiko View3 Pro chega ao mercado nacional. A marca francesa, controlada por chineses, tem aqui o seu modelo mais caro do portfólio actual, numa faixa de preços onde a marca agora compete com marcas como a Asus (Zenfone Max Pro), a Sony (Xperia XA2 Ultra) e até mesmo a Huawei (P Smart), todas com modelos com um preço máximo de 299 euros. Já tivemos oportunidade de testar todos estes modelos na PCGuia e, analisando os resultados que tivemos, vemos que houve um grande equilíbrio na generalidade, embora todos tenham pontos em que se superiorizaram: o Zenfone Max Pro destacou-se pela autonomia e o P Smart pela resolução do ecrã, por exemplo. E então, como é que o Wiko se integra neste clube da média-baixa gama, com estes nomes grandes?

A respostas é simples: muito bem. Na verdade, o telefone da Wiko foi o mais forte nos testes feitos com os benchmarks para avaliar o desempenho da memória, dos gráficos e do processador, aqui um Mediatek Helio P60. O View3 Pro teve também os registos mais altos deste “clube” no AnTuTu e no PCMark Work; já no 3D Mark Storm Unlimited ficou apenas atrás (e por muito pouco) do Zenfone da Asus. Não estávamos à espera que um telefone da Wiko limpasse o rabinho a smartphones de marcas mais poderosas e que custam precisamente o mesmo, mas a verdade é que os factos mostram um View3 Pro superior aos rivais da mesma gama de preços da Huawei, Sony e Asus.

Na bateria houve uma pequena desilusão: numa apresentação onde estivemos em Madrid, a Wiko prometeu autonomia para dois dias seguidos, mas nos nossos testes chegámos aos 671 minutos (cerca de onze horas). Ora, quantitativamente, isto não chega para dois dias sem ir à carga, mas se tiver uma utilização mais comedida do View3, é possível que fique um dia e uma manhã sem ter de ligar o cabo USB-C ao telefone. Do que gostámos mesmo no telefone foi da câmara: atrás estão três sensores que se portaram muito bem em todas as condições e fizeram fotografias de excelente qualidade, capazes de rivalizar com as de modelos mais caros; além disso, a fotografia tem ajuda do sistema de inteligência artificial da Google que, apesar de não ser perfeito, identifica vários objectos e locais e pode mesmo levar-nos a uma loja online para que possamos comprar uns ténis que acabámos de fotografar.


Distribuidor: Wiko

Site: pt.wikomobile.com

Preço: €299,99


Benchmarks

  • AnTuTu: 137 894
  • 3D Mark Ice Storm Unlimited: 22 353
  • PCMark 8 Work: 7438
  • PCMark 8 Autonomia: 671 minutos

Ficha Técnica

Processador: Mediatek Helio P60
Memória: 6 GB
Armazenamento: 128 GB
Câmaras: 30 MP dual (traseira) + 16 MP (frontal)
Ecrã: 6,3” IPS FHD+ (2340 x 1080), 409 ppi
Bateria: 4000 mAh
Dimensões: 159,5 x 75 x 8,1 mm
Peso: 184 gr

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version