MobilidadeReviews

Sony Xperia 10

Com o Xperia 10, a Sony revela uma solução inovadora com o ecrã de formato 21:9 de elevada qualidade.

Classificação

Medições5
Experiência de Utilização8
Preço7

Gostámos

  • Ecrã de elevada qualidade
  • Suporta vídeo 4K

A rever

  • Desempenho limitado

Ponto final

6.7Com o Xperia 10, a Sony revela uma solução inovadora com o ecrã de formato 21:9 de elevada qualidade, mas que peca pelo processador antiquado, autonomia limitada e preço um pouco elevado para tudo o que oferece.

Revelado durante o MWC em Barcelona, no início do ano, o Xperia 10 é o primeiro de uma nova geração de smartphones da Sony, que decidiu inovar através da implementação de um novo formato de ecrã (21:9) que deverá, segundo os responsáveis da marca nipónica, permitir um melhor aproveitamento do ecrã para desempenhar mais tarefas num equipamento que consegue ser ainda mais compacto.

O produto final é estranho, mas acaba por resultar, especialmente para uma utilização com uma só mão, visto o dispositivo ser mais estreito que o habitual. Só é pena algumas aplicações ainda não conseguirem tirar partido da área de ecrã adicional, mas quando tal acontece, rapidamente descobrirá por que razão a Sony continua a ter dos melhores displays do mercado, incluindo os LCD.

Já a nível de som, o altifalante mono garante um som de qualidade, mas longe de surpreender como aconteceu com o XZ3. Se, por fora, o Xperia 10 aparenta ser um terminal inovador, no interior a Sony optou por ser demasiado conservadora, ao recorrer a um processador que, embora eficaz, está já antiquado, o Snapdragon 630 da Qualcomm.

Isto, aliado aos 3 GB de memória e 64 GB de armazenamento, garantiram um desempenho digno, mas nada de especial, tal como aconteceu com a bateria de apenas 2780 mAh, que garantiu um valor inferior ao que estamos habituados a encontrar num smartphone Sony.

A câmara, a primeira solução de duplo sensor traseiro que experimentámos num dispositivo Sony, revelou ter uma qualidade de imagem aceitável, desde que as condições luminosas o permitam, culpa da dimensão reduzida do sensor e dos píxeis do mesmo. O resultado, por vezes, aparenta estar excessivamente exposto, especialmente quando o HDR está activado, estando este apenas disponível no modo manual do software da câmara. O segundo sensor tem apenas como função o de garantir um melhor efeito de profundidade de campo. Em termos de vídeo, o Xperia 10 consegue captar vídeo 4K a 30 fps e 1080p a 60 fps, embora seja necessário reduzir para 1080p a 30 fps para se tirar partido do excelente sistema estabilização de imagem.


Distribuidor: Sony

Site: sony.pt

Preço: €349


Benchmarks

  • Antutu: 89 000
  • 3DMark Ice Storm Unlimited: 16 861
  • PCMark Work 2.0: 5057
  • PCMark Work 2.0 Bateria (minutos): 453

Ficha Técnica

Processador: Qualcomm Snapdragon 630 (8x 2.2 GHz)
Memória: 3 GB
Armazenamento: 64GB
Câmaras: 13 MP f/2.0 + 5 MP f/2.4 (traseira), 8 MP f/2.0 (frontal)
Ecrã: 6,0” IPS 21:9 (2520 x 1080), 457 ppi
Bateria: 2870 mAh
Dimensões: 155,7 x 68 x 8,4 mm
Peso: 162 gr

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×