Noctua NH-U12A

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

Com a chegada do novo NH-U12A, a quinta geração da popular série NH-U12, a Noctua conseguiu integrar sete canais de heat-pipes em cobre que têm como função transferir com eficácia o calor gerado pelo processador da base em cobra para a zona de dissipação, zona essa que conta agora com um ainda maior número de lamelas para aumentar a área de dissipação.

Esta optimização do desenho da zona de dissipação, em conjunto com as duas ventoinhas de 120 mm, permitiu ao NH-U12A um desempenho equiparável ao de dissipadores de topo equipados com ventoinhas de 140 mm, que têm a particularidade de permitir um maior fluxo de ar. Claro que o tipo de ventoinha aqui utilizado contou para o excelente desempenho registado, visto tratarem-se das novas NF-A12x25 PWM de 120 mm cada, tendo estas um desenho específico que garante um elevado fluxo de ar com o menor ruído acústico que registámos até hoje, tendo em conta a velocidade de rotação das mesmas (até 2000 rpm).

Se a isto juntarmos a excepcional qualidade de construção e o facto de a Noctua garantir, como tem sido até então, um dos melhores e mais seguros sistemas de retenção na motherboard, compatível com praticamente todos os encaixes existentes (excepto AMD TR4), resta-nos comparar com outras soluções.

Utilizando sistemas de arrefecimento a água como termos de comparação, como o NZXT Kraken X52 e Corsair Hydro H100i Pro, verificámos que um processador exigente como um AMD Ryzen7 1800x de oito núcleos consegue trabalhar de forma mais fresca (entre 3 a 5º graus em carga) com este Noctua NH-U12A do que com os anteriormente referidos sistemas de watercooling da NZXT e Corsair, com a vantagem de conseguir ser mais acessível que os mesmos, e ser menos exigente em termos de espaço e arrumação no interior da caixa do seu computador.

Este dissipador só peca pela inexistência de qualquer tipo de iluminação, uma solução muito requisitada por utilizadores mais jovens que além do máximo desempenho, desejam personalizar os seus computadores.


Distribuidor: Noctua

Site: noctua.at

Preço: €99,90


Ficha Técnica

Materiais usados: Cobre na base e heat-pipes, alumínio nas lamelas
Encaixes: Intel LGA 1150 a 2066, AMD AM2 a AM4 e FM1 a FM2+
Dimensões: 158 x 125 x 112 mm (com ventoinhas)
Ventoinhas: 2 x Noctua NF-A12x25 PWM
Nível de ruído: até 22,6 dBa


Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version