MobilidadeReviews

LG Gram 17

Com o novo LG Gram 17, a marca coreana consegue criar o derradeiro ultrabook de 17 polegadas do mercado, com alguns truques na manga.

Classificação

Medições7.5
Experiência9
Preço8

Gostámos

  • Autonomia da bateria
  • Chassis leve e compacto

A rever

  • Teclas mereciam maior curso

Ponto final

8.2Nunca um computador portátil com ecrã de 17 polegadas foi tão leve e tão compacto, oferecendo ao mesmo tempo uma autonomia tão impressionante como aconteceu com o novo LG Gram 17.

No ano passado assistimos ao regresso da LG ao mundo dos computadores portáteis. E ainda bem, pois temos boas recordações dos inovadores modelos que a marca chegou a comercializar em Portugal. Com o LG Gram, o fabricante coreano mostrou-nos um ultrabook de grande qualidade, com bom desempenho, boa autonomia e um ecrã de elevada qualidade num equipamento surpreendentemente leve.

Porém, este ano, a LG decidiu ir mais longe e criar uma versão do Gram com 17 polegadas num corpo bastante compacto, similar ao de um dispositivo com ecrã de 15,6,. Isto faz-nos colocar uma questão: «Pode um portátil de 17 polegadas ser um verdadeiro ultrabook?» Aparentemente sim.

Peso-pluma

Graças ao recurso a elementos muito leves (e flexíveis), o LG Gram 17 pesa apenas 1340 gramas, um feito para um equipamento que consegue ainda ser extremamente fino (apenas 17,4 mm), mas sem esquecer incluir uma vasta oferta de ligações: USB 3.1, USB-C (Thunderbolt 3.0) com conversor de ligação USB-C para Ethernet, HDMI, leitor de cartões MicroSD e saída jack para auscultadores.

Para garantir que o baixo peso não é sinónimo de fraqueza, a LG certificou o Gram 17 com as exigentes normas militares de durabilidade e fiabilidade MIL-STG-810G, que pôs à prova o equipamento em sete testes de durabilidade: impacto, vibração, resistência a poeiras, maresia, baixa pressão, altas e baixas temperaturas.

Curiosamente, e embora se trate de um ultrabook, a LG oferece ainda espaço adicional para aumentar a capacidade de armazenamento, através de um segundo slot para módulo SSD M.2.

Para trabalhar

O já referido ecrã de 17 polegadas tem a vantagem de recorrer a um formato de 16:10 e ter uma resolução maior que a habitual: 2560 x 1600 píxeis, o que permite visualizar mais informação no ecrã em simultâneo, fundamental para quem precise de criar ou editar conteúdo (seja texto, fotografias, áudio ou vídeo).

Infelizmente, este está algo limitado em termos de compatibilidade com cores (apenas 67,4% do espectro DCI-P3), o que o torna mais indicado para uma utilização quotidiana, e não tanto para utilizadores profissionais exigentes, como artistas gráficos. O resto da configuração conta ainda com uma unidade SSD M.2 de 512 GB e 8 GB de memória DDR4, e uma impressionante bateria de 72 Wh, que garantiu o melhor resultado de sempre num teste de autonomia. Falta apenas referir o preciso touchpad e o agradável teclado retroiluminado que, no entanto, merecia maior curso nas teclas.


Distribuidor: LG

Site: lg.com/pt

Preço: €1999


Benchmarks

  • PCMark 10 – 3923
  • PCMark 10 Productivity – 6814
  • PCMark 8 Home Battery – 808 minutos
  • 3D Mark Cloudgate – 6943

Ficha Técnica

Processador: Intel Core i7-8565U a 1,8 GHz
Memória: 8 GB DDR4
Armazenamento: 512 GB SSD M.2
Placa Gráfica: Intel UHD Graphics 620
Ecrã: 17” IPS táctil (2560 x 1080)
Ligações: 3 x USB 3.1, USB 3.1 Gen1 Type-C (Thunderbolt), HDMI, MicroSD, jack 3,5 mm
Dimensões: 380,6 x 267 x 17,4 mm
Peso: 1340 gr

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×