Huawei oficializa Harmony OS, a sua alternativa ao ecossistema Android

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

Decorreu esta manhã, durante o Huawei Developer Conferrence, a revelação do sistema operativo desenvolvido pelo fabricante Chinês, para servir de alternativa ao Android. Anteriormente designado por Hongmeng, coube a Richard Yu, CEO da Huawei Consumer Business Group, a revelação do nome oficial desse sistema, Harmony OS, que tem revelado ser mais rápido e mais seguro que o Android. Apesar de essa designação, isto não significa que o mesmo vá ser utilizado pelos seus smartphones, mas sim para diversos dispositivos IoT (Internet of Things), como ecrãs inteligentes, wearables, colunas inteligentes e dispositivos para automóveis.

Porém, Richard Yu revelou que, caso a Huawei deixe de poder aceder ao ecossistema Android, que poderá aplicar imediatamente o Harmony OS em todos os seus dispositivos. Mas, até lá, a Huawei continuará a suportar o ecossistema Android. A apresentação do Harmony OS foi bastante técnica, tendo sido revelado que o mesmo utiliza uma plataforma totalmente Open Source, do tipo microkernel, ou seja, que pode ser aplicado em múltiplos dispositivos ao mesmo tempo, tendo sido reveladas várias situações onde o mesmo demonstrou melhorias significativas, em termos de eficiência, face às actuais soluções disponibilizadas tanto pela Google como pela Apple.

Ao usar uma arquitectura MicroKernel, e por ser um sistema bastante leve, foram reveladas melhorias significativas em termos de desempenho face às alternativas actualmente disponíveis no mercado. Segundo Richard Yu, a Huawei tem estado a ser desenvolvido desde 2017, e que a versão hoje apresentada, que ainda recorre a um Kernel Linux como base, será aplicada já em dispositivos de displays inteligentes, como os televisores Huawei Vision, que deverão ser lançado antes do final do ano. A versão final do Harmony OS, designada como 2.0, só será lançada em 2020.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version