PeriféricosReviews

HP Sprocket Studio

A análise à mais recente impressora portátil da HP.

Classificação

Impressão6
Utilização7
Preço/Qualidade8

Gostámos

  • Facilidade de utilização
  • Qualidade de impressão face à tecnologia Zink

A rever

  • Velocidade de impressão

Ponto final

7Embora custe o mesmo que a HP Sprocket Plus, a nova Sprocket Studio oferece uma qualidade de imagem superior e imprime em folhas de papel fotográfico de formato tradicional (10x15 cm). Peca apenas pela baixa velocidade de impressão.

Um pouco à semelhança do que tem acontecido com o mercado da fotografia, onde os dispositivos móveis (smartphones e tablets) estão a absorver o das máquinas fotográficas digitais, também a impressão está a começar a sofrer do mesmo mal.

A fácil integração entre dispositivos, e a elevada portabilidade levou a que as impressoras portáteis comecem a conquistar os utilizadores mais novos. Com a família Sprocket, a HP consegue apostar nesse mercado, embora seja notória a falta de qualidade de imagem face às impressoras tradicionais. Para colmatar essa falha, a HP acaba de lançar a nova Sprocket Studio, uma impressora fotográfica compacta, que utiliza o mesmo princípio dos restantes modelos Sprocket: o de permitir uma impressão rápida a partir do seu smartphone.

Porém, ao contrário das restantes Sprocket, este modelo oferece uma significativa melhoria na qualidade de imagem face a qualquer solução Zink, graças à utilização de um sistema de sublimação, que implica uma passagem de toda a folha (10 x 15 cm) quatro vezes, para que as quatro cores básicas (ciano, magenta, amarelo e preto) sejam impressas (por calor) na superfície do papel fotográfico.

Os resultados, porém, não são perfeitos, sendo notório um ligeiro desfasamento entre as camadas, bem como um ligeiro excesso de saturação nas cores, algo que pode ser minimizado durante a edição da imagem a ser impressa, através da aplicação HP Sprocket (disponível para Android e iOS). Através da app, que comunica com a impressora por Bluetooth, é possível gerir todas as definições da mesma, bem como escolher as imagens que deseja imprimir, usando a câmara do seu dispositivo móvel, a sua galeria de imagens no dispositivo, ou das suas redes sociais, sendo ainda possível editar as mesmas adicionando filtros, molduras e colagens.

Infelizmente, a velocidade não joga a seu favor. A impressora da HP demorou cerca de vinte segundos a receber a imagem a partir de um smartphone, e mais oitenta a imprimir uma folha, embora isto seja habitual em impressoras de sublimação. Já o custo de impressão, tendo em conta o preço do pack de papel com cartucho, cada folha ficará abaixo dos cinquenta cêntimos, metade do valor habitual das restantes impressoras Sprocket com tecnologia Zink.


Distribuidor: HP

Site: hp.pt

Preço: €149


Ficha Técnica

Resolução Máxima: 300 x 300 dpi
Funções: Impressão
Ligações: Bluetooth
Custo Por Página Cor: 49 cêntimos
Custo Por Página PB: 49 cêntimos

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×