Synology DS 1019+

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 4 min

Este novo NAS da Synology foi desenhado para utilização em pequenos escritórios ou em casa de quem precisa de ter armazenamento de alta velocidade. Esta unidade usa um processador Intel Celeron J3455 com quatro núcleos a 1,5 GHz, mas que podem chegar aos 2,3 GHz em modo turbo. O processador vem acompanhado por 8 GB de memória RAM.

O Synology DS 1019+ tem cinco espaços para discos SATA que possibilitam a utilização de discos de 3 e de 3,5 polegadas ,até um máximo de capacidade de 70 TB. Além destes espaços para discos, existem também mais dois para SSD M.2 que podem ser utilizados como cache para os discos principais. Do lado das ligações existem duas entradas RJ-42 para redes com velocidades até Gigabit, duas entradas USB 3.0 e uma eSATA que serve para a ligação das unidades de expansão de armazenamento Synology que podem aumentar o espaço disponível até aos 140 TB.

Este NAS tem um sistema operativo DSM, que permite a configuração dos discos em várias normas RAID, com e sem redundâncias para protecção dos dados. O sistema operativo também pode ser complementado com várias aplicações que aumentam as capacidades do DS 1019+ para que seja mais que um mero repositório de ficheiros ligado a uma rede: servidor de email, servidor de media, servidor Eeb, virtualização ou um sistema de gravação automática para câmaras de vigilância, entre outros.

De salientar a capacidade que esta unidade tem de fazer recodificação de vídeo em tempo real, até 4K 30 FPS para que possam ser vistos em qualquer dispositivo ligado por rede sem ter de fazer a conversão permanente do ficheiro.

A instalação dos discos é bastante simples e não requer a utilização de ferramenta para os fixar. A portas onde os discos entram podem ser trancadas com uma chave, mas como são em plástico, este sistema é mais um placebo para deixar o dono mais descansado.

Em termos de configuração do software, o processo básico é bastante simples, por isso consegue ser levado a cabo perfeitamente por um utilizador com conhecimentos limitados.

A unidade que que recebemos para teste vinha equipada com quatro discos mecânicos Seagate Ironwolf de 4 TB, próprios para utilização em NAS. Configurámos a unidade em RAID 0, a mais rápida sem redundância, para fazer os nossos testes de desempenho habituais e que consistem em copiar vários ficheiros de, e para a unidade. Os resultados foram muito animadores, tendo conseguido esgotar facilmente a velocidade da nossa rede: 1 Gbps.


Distribuidor: Cloud-IT

Contacto: cloud-it.pt

Preço: €762,60 (sem discos)


Ficha Técnica

Processador: Intel Celeron J3455 com quatro núcleos até 2,3GHz
Memória RAM: 8 GB expansível
Armazenamento: duas baias para discos de 3,5 ou 2,5 polegadas até um total de 70 TB. 2 slots M.2 para cache.
Interface dos discos: SATA
Modos RAID: Synology Hybrid RAID, Basic, JBOD, RAID 0, RAID 1, RAID 5, RAID 6, RAID 10
Ligações externas: 2 x RJ-45 1GbE, 2 x USB 3.0, eSATA
Dimensões: 166 x 230 x 223 mm
Peso: 2,54 kg


Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version