NotíciasSoftware

Facebook confirma lançamento de uma criptomoeda em 2020

A moeda virtual do Facebook vai chamar-se Libra e é apoiada por pesos-pesados como a Visa e Mastercard.

Facebook Libra

Depois de meses de rumores, o Facebook confirmou finalmente que irá lançar uma criptomoeda nova no ano que vem e que se vai chamar Libra. A Libra virá acompanhada de uma rede baseada em tecnologia blockchain que a irá suportar.

Ao contrário das outras criptomoedas existentes hoje em dia, a Libra foi desenhada para não ceder a pressões especulativas porque este dinheiro digital é suportado por bens reais. Segundo responsáveis do Facebook, a ideia será que em breve se possa usar a Libra para pagamentos de bens e serviços online e offline.

Inicialmente a nova moeda servirá principalmente para transferir dinheiros entre pessoas em países em vias de desenvolvimento que não têm acesso à banca tradicional. Mais tarde, o objectivo é a criação da primeira criptomoeda que possa ser utilizada por todos, que seja tão estável como a moeda tradicional e que possa ser utilizada nas transacções habituais como compras e mesmo crédito.

Associacao Libra

O Facebook cria a Libra Association que inclui 27 parceiros que irá supervisionar o desenvolvimento da moeda. Esta associação inclui empresas de capital de risco, organizações sem fins lucrativos, empresas de telecomunicações e outras, incluindo: a Coinbase, Mastercard, Visa, eBay, PayPal, Stripe, Spotify, Uber, Lyft, e a Vodafone. Estas empresas também irão contribuir para a ‘Libra Reserve’, que irá garantir que o valor de cada moeda Libra irá basear-se num bem de valor intrínseco e não apenas na sua raridade, como acontece com outras moedas virtuais, como a Bitcoin.

Se a Libra for bem-sucedida poderá ser um dos produtos mais importantes que o Facebook jamais lançou. Tanto para a empresa, como para o mundo. Pode até ser uma alternativa credível ao sistema bancário existente hoje em dia, principalmente em países em vias de desenvolvimento.

Como é de esperar o Facebook não quer ficar-se pelo lançamento da nova moeda e criou uma nova empresa, chamada Calibra, que será responsável pelo lançamento, manutenção e criação de novos produtos baseados na carteira de criptomoeda do Facebook, que também se chama Calibra. Segundo um responsável da empresa, a Calibra será incluída inicialmente nas aplicações Facebook Messenger e WhatsApp, mas também irá ter uma aplicação separada para iOS e Android.

O Facebook também anunciou que o blockchain da Libra está a partir de hoje em código aberto para que qualquer um possa fazer experiências com produtos novos baseados na plataforma.

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×