ImagemReviews

DJI Osmo Pocket

Quando achávamos que a “roda já estava inventada”, DJI apresenta a câmara mais compacta do mercado com estabilização mecânica.

Classificação

Qualidade de Imagem7
Experiência8.5
Preço9

Gostámos

  • Estabilização perfeita
  • Corpo compacto e leve

A rever

  • Não suporta streaming

Ponto final

8.2Não existe algo mais no mercado que garanta a qualidade de imagem, a estabilização e as dimensões compactas do Osmo Pocket, especialmente nesta ordem de preços. Não é perfeito, mas vale bem o que custa.

Quando a DJI lançou a primeira câmara Osmo, em 2015, o mercado foi apanhado de surpresa. Este era um produto extremamente eficaz em termos de qualidade de imagem, versatilidade e estabilidade, graças ao mecanismo de estabilização de três eixos, muito semelhante ao sistema utilizado pelo estabilizador usado pelos seus próprios drones. Contudo, o facto de este sistema impedir a actualização da câmara fez com que a linha Osmo Mobile ganhasse mais adeptos, ao permitir utilizar um qualquer smartphone como câmara e, assim, tirar partido da constante evolução das câmaras destes dispositivos móveis.

Porém, desta vez, a DJI optou por voltar a apostar num sistema com câmara embutida, embora numa escala nunca antes vista, mais compacta até que uma escova de dentes eléctrica.

Dimensões compactas
A melhor forma de descrever o novo DJI Osmo Pocket é dizer que este é extremamente leve e tem dimensões surpreendentemente compactas, de tal forma que, mesmo quando arrumado na sua caixa de transporte, cabe facilmente no bolso das calças. O Osmo Pocket é um dispositivo muito pequeno, composto pelo corpo principal (com bateria) ecrã táctil a cores de uma polegada e dois botões. No topo está o minúsculo (mas eficaz) sistema de estabilização com uma câmara que recorre a um sensor de dimensão similar ao das máquinas fotográficas compactas e smartphones de topo: 1/2,3 de polegada.

Este sensor é capaz de gravar imagens com 12 MP de resolução, HDR e em RAW (quando usado modo Pro) e vários formatos de vídeo: 4K até 60 fps, 1080p entre os 24 a 120 fps (este último para o modo de câmara lenta) e 4K entre os 24 a 60 fps, tanto em modo MP4 como MOV (H.264), com um bitrate máximo de 100 Mbps.
Tudo isto pode ser controlado a partir do minúsculo ecrã táctil (o suficiente para garantir um bom enquadramento), ou através do smartphone, existindo um encaixe, compatível com equipamentos Apple ou Android mais recentes (ligação Lightning e USB-C). Aqui pode instalar app DJI MIMO para que ecrã funcione como visor electrónico.

Desempenho surpreendente
Com um ângulo de visão de 80 graus, bem mais estreito que o habitual nas câmaras de acção, como a GoPro, não é de estranhar que a imagem captada seja muito boa, sem qualquer tipo de distorção, e com uma estabilidade/suavidade ímpar, permitida pelo sistema de estabilização mecânica externo.

Poderá ainda dar uso aos diversos modos existentes, como Timelapse, Motionlapse, FPV, ActiveTrack e FaceTrack; estes dois últimos, como os nomes indicam, permitem seguir um objecto ou a face de uma pessoa – é perfeito para quem quiser fazer um vlog, com a câmara a actuar em modo selfie (virada para si).
Se, em termos de imagem, é impossível apontarmos um dedo à DJI, no campo do áudio o resultado deixa algo a desejar, embora esta limitação possa ser ultrapassada com um microfone externo através de um adaptador para USB-C.

Outra limitação, que não tem (para já) solução, é não podermos fazer streaming dos conteúdos em tempo real, ao contrário do que acontece com um Osmo Mobile, onde o smartphone pode transmitir vídeo de forma imediata para as redes sociais.


Distribuidor: Comercialfoto

Site: dji.com/pt

Preço: €359


Ficha Técnica

Sensor: 12 MP (CMOS 1/2.3”)
Processador de Imagem: BIONZ X
Ecrã: 1 polegada táctil
Gravação de Vídeo: 4K de 60 a 24 fps, 1080p até 120 fps
Objectiva: 26 mm f/2.0
Dimensões: 121,9 x 36,9 x 28,6 mm
Peso: 116 gr

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×