ImagemReviews

Sony Alpha 6400

Em contraciclo no mercado, a Sony acaba de lançar uma nova câmara com sensor APS-C com funcionalidades vindas da poderosa Alpha 9.

Classificação

Qualidade de Imagem8
Experiência8.5
Preço9

Gostámos

  • Qualidade de imagem
  • Focagem imediata

A rever

  • Video 4K com recorte

Ponto final

8.5Embora continue a não contar com a estabilização de imagem no corpo como na 6500, a 6400 oferece a melhor qualidade de imagem e rapidez de focagem que alguma vez vimos numa câmara com sensor APS-C. Mas (ainda) não é perfeita.

Numa altura em que os principais fabricantes estão a apostar exclusivamente em máquinas com sensores de formato Full Frame 35 mm, com a Sony a liderar, não só em inovação, como em vendas, somos surpreendidos com uma novidade na gama APS-C, com a nova Alpha 6400.

Esta máquina, que vem substituir a anterior 6300, tem um corpo praticamente idêntico, diferenciando-se apenas pelo facto de o ecrã traseiro de três polegadas ser táctil e mostrar menus com um grafismo redesenhado. Até o sensor é, em teoria, o mesmo das Alpha 6300 e 6500; contudo, o novo processador de imagem Bionz X presente permite captar imagens com qualidade superior, em situações de fraca luminosidade, bem como melhora significativamente a velocidade de funcionamento e processamento de imagem.

Focagem instantânea

Esta combinação permite à Alpha 6400 conseguir captar até onze imagens por segundo (oito se desejar usar o disparo silencioso) até um máximo de 116 imagens em JPEG ou 46 em RAW, graças ao enorme buffer disponível.

Mas, mais importante que essa velocidade, é a actuação dos 425 pontos de detecção de fases que cobrem 84% da superfície do sensor, sendo estes extremamente rápidos (0,02s) a detectar e seguir um objecto (ou pessoa). Estes têm ainda a particularidade de tirar partido da excelente tecnologia de seguimento de objecto inteligente, sendo possível configurar, por exemplo, para seguir o olho direito, esquerdo ou ambos (determinando a máquina o melhor para o efeito) da pessoa fotografada, sendo este seguido em tempo real, sempre que estiver em movimento.

Poderá também seguir objectos, como automóveis a circular, ou um skate a descer a rua, sendo esta funcionalidade não só excelente para a fotografia (embora continue a não existir estabilização de imagem no corpo), como para o vídeo.

Perfeita para vídeo?

Embora a Sony tenha aqui usado os excelentes codecs XAVC S de 100 Mbps e seja compatível com perfis de cor HLG e S-Log2/3, bem como com o melhor sistema de focagem automática do mercado num sensor APS-C, o sensor continua a fazer um recorte da imagem sempre que filmar em 4K.

Isto limita o detalhe captado para o vídeo, face à utilização de toda a superfície do sensor (como acontece com as Alpha 7), bem como altera os cálculos da distância focal, já que o recorte da imagem irá criar uma ampliação da imagem. Felizmente, o vídeo em 1080p é perfeito, com muito detalhe e a possibilidade de ser captado a 120 imagens por segundo. Outra falha que encontrámos na 6400 foi a adopção de um ecrã táctil que pode ser virado 180 graus para cima, algo inutilizável se quiser usar um flash LED ou um microfone externo, já que existe uma entrada jack para o mesmo. Só é pena não existir uma saída adicional para auscultadores, que nos permitisse controlar o nível de áudio captado no momento. Falta apenas referir a capacidade de, finalmente, podermos criar filmes em time-lapse, configurando o tempo de pausa entre fotografias de um a sessenta segundos.


Distribuidor: Sony

Site: sony.pt

Preço: €1050


Ficha Técnica

Sensor: 24,2 MP (CMOS APS-C)
Processador de Imagem: Bionz X
Ecrã: 3 polegadas
Gravação de Vídeo: 4K a 30 fps, FullHD a 120 fps
Dimensões: 120 x 66,9 x 59,7 mm
Peso: 403 gr

 

 

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×