PeriféricosReviews

Asus RT-AX88U

O primeiro equipamento de rede da Asus compatível com a nova norma Wi-Fi do mercado, a 802.11ax.

Classificação

Funcionalidades10
Experiência9
Preço8

Gostámos

  • Funcionalidades
  • Gestão da transmissão dos dados

A rever

  • Preço

Ponto final

9O RT-AX88U representa um salto tecnológico superior àquele que assistimos com a passagem da norma 802.11n para a 802.11ac, por melhorar significativamente a forma como os dados são transmitidos. É o router do futuro, e embora caro, é mais barato que esperávamos.

Pela imagem, pode pensar que estamos perante mais um router de gaming feito para garantir que a sua ligação à Internet vai deixar de ser uma desculpa para as suas fracas “skills” nos jogos online. Mas a Asus decidiu surpreender: o RT-AX88U é, na verdade, o seu primeiro equipamento de rede compatível com a nova norma Wi-Fi do mercado, a 802.11ax, que será, a partir de agora, designada como ‘Wi-Fi 6’.

Esta norma foi criada com o objectivo de permitir um aumento da largura de banda disponível, para lidar com um maior número de dados transmitidos ao mesmo tempo para mais dispositivos, com uma latência menor. Outro dos objectivos é ser compatível com um maior número de dispositivos, graças à implementação de tecnologias como a OFDMA (Orthogonal Frequency Division Multiple Access) e a MU-MIMO, mesmo usando as normas já existentes.

Visualmente, este router é mais discreto que os modelos da gama ROG, embora utilize um acabamento em preto mate com quatro antenas de grandes dimensões. Aqui, temos uma entrada USB 3.1 frontal e uma traseira, bem como a obrigatória entrada RJ45 Gigabit WAN e oito ligações RJ45 Gigabit LAN, que devem ser o suficiente para poder ligar a sua SmartTV, box, consolas de jogos e tudo o mais aquilo de que precisar.

Mas é na vertente do Wi-Fi que este router se destaca, ao utilizar apenas duas bandas: uma de 2, 4 e outra de 5GHz, garantindo, assim, uma largura combinada de 6000 Mbps, o que corresponde a um total de 1148 Mbps para a banda de 2,4 GHz e de 4804 Mbps para a banda de 5 GHz.

Infelizmente, ainda não existem muitos dispositivos disponíveis compatíveis com esta norma (excepto o Samsung Galaxy S10 Plus que testamos este mês) e continuamos a estar limitados pelos servidores e pela largura de banda fornecida pelos operadores de Internet. Onde vai notar ganhos significativos será na transmissão de conteúdos e ficheiros dentro da mesma rede.

Falta apenas referir que todas estas (e outras) funcionalidades são facilmente reguladas através da interface de gestão do router, que embora muito complexa, acaba por ser bastante intuitiva.


Distribuidor: Asus

Site: asus.com/pt

Preço: €319


Ficha Técnica

Padrões de rede sem fio: 802.11b/g/n/ac/ax
Memória: 256 MB Flash, 1 GB RAM DDR3
Bandas Wi-Fi: 2,4 e 5 GHz
Segurança Wi-Fi: WPA2-PSK, WPA-PSK, WPA-Enterprise, WPA2-Enterprise, WPS
Protocolo de ligação à Internet: IP variável, IP estático, PPPoE, PPTP, L2TP
Ligações: RJ45 Gigabit WAN, 8 x RJ45 Gigabit Lan, 2 x USB 3.1 Gen1
Dimensões: 118 x 74 x 24 mm
Peso: 1,01 kg

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×