Asus apresenta o Zenbook Pro Duo com dois ecrãs 4K

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

A Asus aproveitou a edição deste ano da Computex, a maior feira mundial exclusivamente dedicada ao hardware para computadores pessoais, que está a decorrer esta semana em Taipé, Taiwan, para apresentar o novo Zenbook Pro Duo.

Este computador portátil tem a particularidade de ter dois ecrãs 4K, o normal, OLED de 15 polegadas na tampa com um aspecto 19:9 e um secundário LCD IPS no próprio chassis acima do teclado com um aspecto de 32:9, que tem a mesma largura, mas metade da largura.

Como a presença do segundo ecrã eliminou o espaço abaixo do teclado, a solução encontrada para o trackpad foi a do colocar do lado direito, numa configuração reminiscente do portátil Macintosh original que tinha uma trackball ao lado do teclado, que podia ser instalada do lado esquerdo ou do direito. Este trackpad também pode ser utilizado como teclado numérico.

A Asus desenvolveu software específico para tirar partido do segundo ecrã, a que chamou ScreenPad Plus, que o pode transformar num painel de controlo, mas também o pode utilizar como monitor, ou mesmo dividi-lo em duas janelas com aspecto 16:9. Pode ainda definir que o quer utilizar como extensão do ecrã principal.

Na prática o design do Zenbook Pro Duo é uma evolução do design dos computadores para jogos Zephyrus também da Asus. Nesse caso a zona por cima do teclado serve como dissipador de calor.

Do lado de dentro do Zenbook Pro Duo a Asus também não poupou nas características: o processador pode ir até um Intel Core i9 com oito núcleos, uma gráfica Nvidia RTX 2060. No que respeita a ligações, estão presentes uma entrada Thnderbolt 3, duas USB Type-A, uma entrada jack de 3,5 mm para auscultadores e uma HDMI. O conjunto pesa cerca de 2,5 Kg.

A Asus também vai vender uma versão com ecrãs de 14 polegadas, a que chamou Zenbook Duo, que é exactamente igual ao Pro, mas os ecrãs serão Full HD, não terá opção de processador Intel Core i9 e o processador gráfico será um Nvidia Gefor MX250.

Ainda não há indicação de preço e disponibilidade, mas espera-se que os dois modelos cheguem às lojas no último trimestre de 2019.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version