PeriféricosReviews

Play – Steelseries Rival 710

O Rival 710 é o rato modular da Steelseries que pode ser programado de várias formas, como por exemplo a atribuição de acções únicas a cada um dos seus sete botões. A velocidade de deslocação, a aceleração e desaceleração do cursor também podem ser definidas por jogo ou por tipo de utilização. Presente está ainda a inevitável iluminação RGB (também programável).

Existem ainda duas características, também programáveis, que não são muito comuns em ratos: a primeira é o ecrã OLED monocromático que está instalado do lado esquerdo e que serve para mostrar o que utilizador quiser, como a energia que lhe resta num jogo, ou qualquer outra coisa que queira ver. Este ecrã é essencialmente um gimmick visto que a sua utilização prática é muito limitada: ninguém vai tirar os olhos do ecrã para olhar para o rato a meio de um combate…

Já a segunda, o sistema de vibração, é outra história. O objectivo não é ter uma função de ‘force feedback’ para reflectir um efeito do jogo, mas sim fazer vibrar o rato para avisar o jogador, como por exemplo, do cooldown de um efeito ou lembrá-lo de que terá de procurar refúgio para recuperar energia no meio de uma batalha. Estas são coisas realmente úteis, porque são uma fonte de informação-extra para avisar o jogador.

Do lado do hardware também existem opções para adaptar o funcionamento do Rival 710 ao utilizador, como por exemplo a possibilidade de se trocar o sensor por um Pixart de 9800 dpi que terá de ser adquirido à parte. O utilizador também pode personalizar o seu Rival 710 se tiver acesso a uma impressora 3D para criar uma nova peça traseira.

O sensor que vem de série é um TrueMove3 da própria SteelSeries que é capaz de chegar aos doze mil dpi em incrementos de cem unidades e que promete uma precisão de detecção de movimentos de 1:1.

Ponto final

Depois dos testes extensivos que fizemos em jogos como Overwatch e Battlefiled V podemos dizer que a utilização inteligente de materiais e texturas tornam este rato para jogos num periférico muito confortável de utilizar durante horas a fio. A qualidade de construção é excelente e oferece bastantes hipóteses de personalização.

+ Construção
+ Sistema de vibração
– Ecrã para quê?

Funcionalidades: 2
Experiência de utilização: 4
Preço/Qualidade: 3
Nota final:9
Selo Reviews

Distribuidor: Fraggerzstuff
Site: fraggerzstuff.pt
Preço: €109,99

Características Técnica
Resolução:100 – 12 000 DPI
Tipo de sensor: óptico
Iluminação RGB: sim
Botões programáveis: 7
Peso: 135 gr
Cabo: 2 metros
Dimensões: 124,8 x72,6 x42 mm

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×