MobilidadeReviews

Microsoft Surface Laptop 2

Se o Surface Pro 6 é a referência dos tablets Windows do mercado, a Microsoft espera que o novo Surface Laptop 2 o seja nos portáteis. Terá conseguido?

Classificação

Medições6.2
Experiência8
Preço6

Gostámos

  • Qualidade de construção
  • Desempenho geral

A rever

  • Ligações limitadas

Ponto final

6.7O novo Surface Laptop 2 recebeu a obrigatória actualização de componentes no interior, garantindo um desempenho significativamente superior, mas continua limitado em termos de ligações, tal como verificámos com o Surface Pro 6.

Na edição passada ficámos com um sabor agridoce relativamente à nova geração daquele que ainda é o melhor tablet Windows do mercado, o Surface Pro 6. Embora seja, efectivamente, mais rápido e o novo acabamento em preto o torne ainda mais elegante, esperávamos encontrar novidades naquele que sempre foi o seu calcanhar de Aquiles: as poucas ligações disponíveis e desactualizadas.

Infelizmente essa situação repete-se com o novo Surface Laptop 2. Visualmente, é quase idêntico ao modelo original, existindo apenas uma entrada USB 3.0, uma Mini DisplayPort e uma saída para auscultadores, não existindo ainda ligações USB 3.1 (Gen1 e Gen2) mais recentes, nem USB Type-C.

De resto, o chassis em alumínio continua impressionantemente fino, sendo este complementado pela agradável superfície têxtil (em alcantara), pelo touchpad preciso e pelo renovado teclado, que é significativamente mais silencioso que o anterior, embora as teclas mantenham o curso.

Trabalho ou lazer?

Igualmente intacto está o ecrã táctil de 13,5 polegadas, já utilizado pelo anterior Surface Laptop, que oferece uma excelente qualidade de imagem com a sua resolução de 2256 x 1504. Esta combinação difere muito da habitualmente encontrada em ultrabooks de dimensões semelhantes, por culpa do formato de ecrã – 3:2 no caso deste Surface Laptop. Embora isto seja proveitoso para trabalhos gráficos, utilizando a opcional Microsoft Surface Pen, tanto para escrever como desenhar, acaba por ser menos útil e prático para quem queira usar o ecrã para tarefas do quotidiano (como dividir o display entre uma página Web e um documento de texto), bem como para ver de filmes.

De referir que, embora no Surface Laptop original a Microsoft tenha optado por usar o Windows 10 S (apenas permite a instalação de aplicações através da loja Windows), este novo Surface recorre ao Windows 10 Home, que nos permite instalar tudo o que quiser, sem precisar de estarmos a converter o sistema operativo original para o Windows 10 Pro.

Desempenho actualizado

Face ao modelo original, a Microsoft anuncia um aumento de desempenho que pode chegar aos 85%, isto porque o único teste com resultados comparáveis aos utilizados no teste do Surface Laptop original registou um aumento de “apenas” 50%, com o 3DMark Cloudgate a revelar 8855 pontos, face aos anteriores 5867 pontos.

Este aumento significativo de desempenho deve-se à utilização da nova geração de processadores Intel, tendo o modelo de testes vindo equipado com um Core i5-8250U Quad-Core (pode escolher o opcional Core i7-8650U), significativamente mais potente que o anterior Core i5-7200U Dual-Core.

De resto encontrará a já habitual controladora Intel UHD Graphics 620, integrada nos processadores Intel, bem como 8 ou 16 GB de memória RAM, e entre 128, 256, 512 GB e 1 TB de armazenamento em formato SSD.


Distribuidor: Microsoft
Site: microsoft.com/pt-pt
Preço:€1499


Benchmarks

  • PCMark 10: 3505
  • PCMark 10 Productivity: 5476
  • PCMark 8 Home Battery: 368 minutos
  • 3D Mark Cloudgate: 8855

Ficha Técnica

Processador: Intel Core i5-8250U a 1,6 GHz
Memória: 8 GB DDR3
Armazenamento: 256 GB SSD PCIe NVMe
Placa Gráfica: Intel UHD Graphics 620
Ecrã: 13,5” táctil (2256 x 1504)
Ligações: USB 3.0, Mini DisplayPort, jack 3,5 mm
Dimensões: 308,1 x 223,3 x 14,5 mm
Peso: 1,252 kg

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×