Check Point Software assinala 206 apps infectadas com malware na Google Play Store

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 1 min

A equipa de investigação da Check Point Software Technologies Ltd descobriu uma campanha de adware mobile que infectou 206 aplicações na Google Play Store.

Com o nome “SimBad”, devido ao facto de infetar, na sua maioria, jogos de simulação, esta campanha torna o uso do smartphone praticamente impossível, uma vez que depois do seu download, o dispositivo passa a exibir inúmeros anúncios, fora das aplicações maliciosas, e sem forma aparente de as desinstalar. As apps foram descarregadas mais de 147 milhões de vezes.

Todas as aplicações infectadas utilizam um SDK (Software Development Kit) malicioso para pôr em prática as suas operações. Embora existam outros SDKs disponíveis para a rentabilização das aplicações para os dispositivos móveis, os criadores dos jogos optaram por usar um SDK que os beneficia, através da exibição de um número muito maior de anúncios, que têm como objectivo o aumento dos seus lucros.

A Google já removeu todas as aplicações infectadas com malware da Play Store.

Via: Check Point Software Technologies Ltd.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version