Nokia 7.1

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 3 min

Depois de um ano em que a Nokia lançou terminais a torto e a direito para vários bolsos, 2018 acabou por ser altura de refresh dos modelos iniciais, com as suas versões Plus ou .1. É o que acontece com esta versão que recebemos para teste, um terminal Nokia de gama média que tem todos os detalhes de design que marcam as actuais tendências do mercado. Temos, assim, o ecrã que ocupa a (quase) totalidade da parte frontal, o entalhe à iPhone X no topo, o sensor de impressões digitais redondo e uma câmara dupla, com flash, localizada de forma vertical na traseira.

Em termos de design, o Nokia 7.1 passa completamente despercebido na oferta Android actualmente disponível porque, como referimos, tem todos os clichés que fazem parte do menu actual que a maior parte das marcas usam para criar os seus modelos. Onde o Nokia 8 Scirocco arriscava, embora com resultados duvidosos, é onde o 7.1 se retrai, mostrando um bloco sólido, embora conservador e muito colado a outras propostas, como por exemplo o View 2 Plus.

Mas, como a Nokia é uma das parceiras do programa Android One da Google, que promete actualizações prontas e um sistema operativo livre de lixo , a experiência com o modelo 7.1 é das melhores que podemos ter num smartphone desta gama. O Android que aqui encontramos é puro e a experiência de utilização ganha muitos pontos, uma vez que tudo parece muito fluido e sem o ruído provocado por skins proprietárias ou outras porcarias do género, com que muitas marcas orientais insistem em poluir o sistema operativo da Google.

A parceria com a Zeiss é outra das mais-valias que a Nokia tem para acenar a quem procura um smartphone com nome e de gama média: o desempenho fotográfico do 7.1 é competente e conseguimos boas fotografias, mesmo em condições de pouca luz, sendo que em ambientes mais iluminados, as fotos saem com um bom detalhe e cores equilibradas.

Ponto Final

Apesar de ter um design que não se destaca no actual mercado Android, o Nokia 7.1 é, no geral, um smartphone cheio de qualidades, com um bom preço, um com conjunto fotográfico e um preço justo.

+ Android One
+ Multimédia
– Autonomia

Medições: 1,37
Experiência de Utilização: 5,4
Preço / Qualidade: 0,9
Nota Final: 8

Distribuidor: Nokia
Site: nokia.com
Preço: €359

Benchmarks

Antutu 3D Mark Ice Storm Unlimited PCMark8 Work PCMark8 Autonomia
117 333 19 933 5784 511 minutos

Características Técnicas
Processador: Snapdragon 636, octa-core 1,8 GHz
Memória: 3GB
Armazenamento: 32GB
Câmaras: 17 MP dual (traseira) + 5 MP (frontal)
Ecrã: 5,84” IPS LCD (1080 x 2280), 432ppi
Bateria: 3060 mAh
Dimensões:149,7 x 71,2 x 8 mm
Peso: 160 gr

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version